Doença de Gaucher é uma alteração genética que causa deficiência na produção da enzima glicocerebrosidase.
A enzima glicocerebrosidase é responsável pela digestão do glicocerebrosídeo, um tipo de gordura que é facilmente encontrado nos alimentos. Pacientes com a doença de Gaucher não possuem a enzima que digere essa gordura e, aos poucos, o glicocerebrosídeo vai se acumulando no organismo, trazendo uma série de sintomas e de prejuízos à saúde, especialmente em pontos como o fígado, o baço, a medula óssea e o pulmão, podendo afetar até mesmo o sistema nervoso central (SNC).
Por conta dos seus sintomas, a doença de Gaucher geralmente é diagnosticada quando o paciente ainda é criança, durante os primeiros anos de vida.
A doença de Gaucher é causada, majoritariamente, por fatores genéticos do paciente. Por isso, várias pessoas de um mesmo grupo familiar podem apresentar a doença.
De modo geral, existem três tipos de doença de Gaucher. A doença de Gaucher tipo 1 é a mais comum dessa condição e seu diagnóstico costuma acontecer quando o paciente ainda está na primeira infância. Trata-se de uma condição crônica, que, conforme avança, causa efeitos a longo prazo no paciente, podendo levá-lo a ter uma doença de fígado, como câncer de fígado e problemas no sistema digestivo, como hemorragias gástricas. No entanto, nem todos os pacientes com doença de Gaucher tipo 1 apresentam sintomas e, por alguns meses, a condição pode ser assintomática.
A doença de Gaucher tipo 3 também costuma ser diagnosticada na infância, mas seus sintomas podem demorar um pouco mais para aparecer. Além de problemas no fígado, nos ossos e no sistema digestivo, pacientes com doença de Gaucher tipo 3 apresentam também problemas oculares e neurológicos progressivos, que vão desde dificuldades para enxergar até demência e alterações nos níveis de coordenação motora.
Já a doença de Gaucher tipo 2 é a versão mais rara de doença de Gaucher e não existe tratamento médico específico para ela. Ela afeta majoritariamente bebês e crianças até os 2 anos de idade e pode levar a óbito. Seus sintomas incluem os que são apresentados no tipo 1 e no tipo 3, envolvendo desde o sistema digestivo, até os ossos e o sistema nervoso central.
De modo geral, os sintomas da doença de Gaucher incluem:
O diagnóstico da doença de Gaucher pode ser feito com um exame de sangue simples.
O tratamento depende dos sintomas apresentados pelo paciente e do tipo de doença de Gaucher que ele possui.
Alguns pacientes com doença de Gaucher tipo 1 e tipo 3 podem fazer a reposição da enzima que falta no organismo, enquanto outros recebem a indicação de utilizar medicamentos que ajudam a remover do organismo a gordura que não consegue ser digerida por eles.
Há, ainda, o tratamento de acordo com os sintomas, pode haver indicação de suplementos vitamínicos, além da remoção do baço ou outras medidas para aliviar os sintomas da doença de Gaucher.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.