A doença de Crohn é um tipo de doença inflamatória intestinal grave, que pode provocar sintomas como dor abdominal e cólicas, diarreia, perda de apetite e peso, e sangramento retal. entenda melhor o que é a doença de Crohn, conheça os sintomas, as causas, como é feito o diagnóstico e o tratamento
A doença de Crohn é uma síndrome inflamatória do trato gastrointestinal, que pode causar sintomas como dor abdominal, cólicas, diarreia, perda de peso e sangramento retal.
A doença de Crohn é um tipo de doença inflamatória intestinal grave que pode estar relacionada com predisposição genética, alterações no sistema imunológico ou fatores ambientais.
O tratamento da doença de Crohn é feito pelo médico gastroenterologista ou proctologista, que pode indicar o uso de alguns medicamentos, dieta e, em alguns casos, a realização de uma cirurgia.
Os sintomas da doença de Crohn são:
A pessoa com doença de Crohn também pode apresentar sangue nas fezes, lesões na pele, febre, dor, vermelhidão ou inchaço nos olhos e dor nas articulações.
Os principais sintomas da doença de Crohn em crianças são atraso no crescimento e na puberdade.
Além disso, assim como nos adultos, a criança também pode apresentar dor abdominal, diarreia, febre e perda de peso.
O diagnóstico da doença de Crohn é feito, geralmente, por meio de uma consulta médica, para avaliar os sintomas e o histórico de saúde da pessoa.
O médico também pode recomendar a realização de exames como endoscopia, colonoscopia, enteroscopia, raio-X, ultrassonografia, ressonância magnética e exame de sangue.
Na presença de sintomas que possam indicar a doença de Crohn, é recomendado consultar um médico gastroenterologista ou proctologista.
Ainda não se sabe exatamente quais são as causas da doença de Crohn. No entanto, acredita-se que essa doença esteja relacionada com fatores como:
Além disso, o uso de alguns medicamentos, como anti-inflamatórios não esteroides e anticoncepcionais, também podem aumentar o risco do desenvolvimento da doença de Crohn.
Os tratamentos da doença de Crohn são feitos para diminuir a inflamação e aliviar os sintomas, e incluem o uso de medicamentos, a dieta e a cirurgia.
Quando a pessoa apresenta um quadro agudo de doença de Crohn, o médico poderá prescrever o uso de medicamentos biológicos, imunossupressores, esteroides, antibióticos e aminossalicilatos.
A dieta da pessoa com doença de Crohn deve ser feita com refeições fracionadas em pequenas porções e com maior frequência.
É importante evitar alimentos ricos em gordura e açúcar, ultraprocessados, condimentados, bebidas gaseificadas, alimentos e bebidas com cafeína, cascas de vegetais e frutas, oleaginosas e cereais integrais, como arroz integral, macarrão integral e pão integral.
Conforme os sintomas apresentados pela pessoa, o nutricionista também poderá indicar uma dieta específica, como alta em calorias, sem resíduos, sem lactose ou com pouco sal.
Em casos de má absorção de nutrientes, o médico ou nutricionista também poderá prescrever o uso de suplementos alimentares.
A cirurgia pode ser recomendada para tratar a doença de Crohn, quando as outras formas de tratamento não melhorarem os sintomas desta condição ou em casos de complicações, como obstrução intestinal, retocolite e fístulas.
A cirurgia para tratar a doença de Crohn pode ser feita com técnicas como ressecção, laparoscopia ou cirurgia aberta, por exemplo.
As possíveis complicações da doença de Crohn incluem:
Além disso, a doença de Crohn também pode causar deficiência de nutrientes e anemia.
A doença de Crohn não tem cura, entretanto, os tratamentos prescritos pelo médico ajudam a controlar os sintomas desta doença, melhorar a qualidade de vida da pessoa e evitar as complicações.
A Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência por ano e oferece clínicas, hospitais e ambulatórios espalhados pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Sergipe e no Distrito Federal.