A doença celíaca é uma condição autoimune causada pela intolerância ao glúten. Ela também pode ser chamada de enteropatia sensível ao glúten.
O glúten é um tipo de proteína encontrado em produtos como o trigo, a aveia, a cevada, o malte e o centeio, além dos grãos e tubérculos, como a batata. Ele está presente na maior parte dos pães, massas e cervejas, além de ser encontrado até mesmo em condimentos como ketchup e mostarda.
Quem tem doença celíaca deve evitar ao máximo ou suspender totalmente da dieta esses produtos.
A doença celíaca é crônica e pode afetar adultos e crianças.
Toda vez que uma pessoa que possui essa condição ingere glúten, ela acaba gerando uma resposta do organismo que causa um inchaço na mucosa do intestino delgado, resultado de um processo inflamatório.
Por conta dessa alteração em sua estrutura, o intestino delgado acaba ficando incapaz de cumprir sua função, que é ingerir sais minerais e nutrientes para manter o bom funcionamento do corpo humano.
Não se sabe, exatamente, o que faz com que um paciente apresente a doença celíaca.
Existem algumas pesquisas que apontam uma correlação genética, com vários membros de uma mesma família apresentando a doença, mas ainda há muito a ser desenvolvido em relação à doença celíaca.
Existem alguns subtipos de doença celíaca, como a doença celíaca clássica, que geralmente se apresenta nos primeiros anos de vida, quando o paciente inicia sua vida alimentícia.
A doença celíaca assintomática, por sua vez, é descoberta só quando o paciente realiza o exame de pesquisa de anticorpos, usado no diagnóstico da doença.
Por fim, a doença celíaca não-clássica traz alguns sintomas mais amenos, com sinais discretos da doença.
Entre os principais sintomas de doença celíaca, podemos destacar:
O diagnóstico de doença celíaca é realizado por meio de um exame de sangue que busca medir a quantidade de anticorpos na corrente sanguínea que têm como função combater o glúten.
Uma biópsia, que remove um pequeno pedaço do intestino delgado, também pode ajudar a confirmar o diagnóstico.
A doença celíaca precisa ser tratada, porque a inflamação crônica do intestino delgado pode gerar tumores e nódulos no futuro.
O principal tratamento de doença celíaca é o cessamento da ingestão de qualquer tipo de produto que possa vir a conter glúten, por meio de uma reeducação alimentar.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia.