Doença Cardíaca
O que é Doença Cardíaca?
Doença cardíaca é um termo bem amplo para denominar diversas condições agudas ou crônicas que afetam o coração. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, e ainda englobam os quadros que danificam os vasos sanguíneos.
Entre as doenças cardíacas mais frequentes, é possível citar:
- Arritmia cardíaca;
- Artrose;
- Aterosclerose;
- Cardiomiopatia;
- Cardiopatia congênita;
- Doença arterial periférica;
- Endocardite;
- Estenose mitral;
- Estenose pulmonar;
- Hipertensão;
- Infarto;
- Insuficiência cardíaca;
- Prolapso da válvula mitral;
- Sopro no coração;
- Taquicardia Ventricular;
- Tumor cardíaco.
Quais as causas da Doença Cardíaca?
A doença cardíaca ocorre quando uma ou mais estruturas do coração não funcionam corretamente. Existem diversos fatores de risco que podem contribuir para o desenvolvimento das doenças cardíacas. Entre eles, estão:
- Tabagismo;
- Colesterol alto;
- Hipertensão;
- Obesidade;
- Diabetes;
- Depressão;
- Estresse;
- Maus hábitos alimentares;
- Distúrbios de sono;
- Sedentarismo;
- Má higiene bucal.
Quais os sintomas da Doença Cardíaca?
Muitas doenças cardíacas são assintomáticas na fase inicial, mas o paciente pode apresentar sinais e sintomas que variam de acordo com cada condição, como:
- Dor no peito;
- Desconfortos nos braços, mandíbula ou costas;
- Falta de ar;
- Náuseas e vômitos;
- Tontura e desmaios;
- Palidez;
- Fraqueza;
- Batimentos cardíacos mais rápidos ou lentos;
- Pontas dos dedos azuladas;
- Pés e tornozelos inchados.
Doença Cardíaca tem cura?
A doença cardíaca tem cura, dependendo de suas causas, do estágio da doença e dos tratamentos. Com o avanço das tecnologias e estudos acerca da enfermidade, é possível reverter o quadro.
Qual tratamento para Doença Cardíaca?
Apenas um médico especialista é capaz de indicar o tratamento mais adequado para cada caso, que pode incluir o uso de medicamentos, a realização de cirurgias, mudanças de hábitos e até transplante de coração, por exemplo.
Se tenho sintomas de Doença Cardíaca, que médico devo procurar?
O cardiologista é o médico especialista em prevenir, diagnosticar e tratar condições que atingem o funcionamento do coração. Dessa forma, pacientes com sintomas de doenças cardíacas devem procurá-lo o quanto antes, e indivíduos com fatores de risco e histórico familiar precisam do seu acompanhamento contínuo.
Como é feito o diagnóstico da Doença Cardíaca?
Além de avaliar os sintomas, o estado de saúde e o histórico familiar do paciente, o médico pode solicitar uma série de exames laboratoriais e de imagem para identificar a doença cardíaca. Entre eles, é possível citar:
- Eletrocardiograma (ECG);
- Ecocardiograma;
- Teste de esforço;
- Holter;
- Cintilografia do miocárdio;
- Monitor de eventos eletrocardiográficos;
- Raio X do tórax;
- Cateterismo cardíaco;
- Colesterol total e fração;
- Triglicerídios;
- Exame de troponina.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a doença cardíaca com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos: