DMRI é uma doença degenerativa que envolve a parte central da retina, responsável pela nossa visão de nitidez. A DMRI acontece principalmente após os 60 anos.
DMRI é uma doença degenerativa que envolve a parte central da retina, responsável pela nossa visão de nitidez. A DMRI acontece principalmente após os 60 anos.
Os sintomas de DMRI são:
As causas da DMRI ainda não são conhecidas. Sabemos que, com o passar dos anos, a mácula (região central e mais nobre da retina) começa a se degenerar, dificultando assim a captação de imagens centrais e detalhadas que permitem às pessoas enxergar tudo o que está a sua frente. Alguns fatores de risco que podem ser associados ao DMRI são:
DMRI seca
A DMRI seca é causada pelo desgaste e envelhecimento dos tecidos da mácula e costuma atingir menos a visão do que os casos de DMRI úmida. Também é a forma mais comum relacionada à idade.
A principal característica da DMRI seca é o acúmulo de gorduras e proteínas sob as células da retina, e a perda de visão acontece gradualmente durante os anos. Por isso, é fundamental monitorar a visão central com regularidade.
DMRI úmida
Na DMRI úmida, o crescimento anormal dos vasos sanguíneos começa na retina e pode apresentar vazamento de sangue ou líquido, causando a distorção da visão central. Além disso, se não for tratada rapidamente, pode evoluir e causar perda substancial de visão.
Para diagnosticar o DMRI, o paciente deve ser submetido ao exame oftalmológico a ser realizado, preferencialmente, por um oftalmologista especialista em retina.
O tratamento para DMRI é feito com medicamentos anti-fator de crescimento vascular endotelial, que bloqueiam o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos, reduzindo o vazamento anormal desses vasos no olho.
A DMRI não tem cura. O tratamento deve ocorrer o mais cedo possível para evitar a perda total de visão.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar. Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!