A tireoide é uma glândula produtora de hormônios localizada na porção anterior do pescoço. Ela tem um formato peculiar e similar ao de uma borboleta. Ao elevar o rosto para cima e apalpar o pescoço com delicadeza, é possível sentir um pouco de sua estrutura.
A tireoide é uma glândula produtora de hormônios localizada na porção anterior do pescoço. Ela tem um formato peculiar e similar ao de uma borboleta. Ao elevar o rosto para cima e apalpar o pescoço com delicadeza, é possível sentir um pouco de sua estrutura.
Na tireoide, são produzidos hormônios, como o T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), que podem ser mensurados por meio de um exame de sangue de rotina.
Conhecida por trabalhar em prol do metabolismo do paciente, a tireoide também influencia na saúde de outros órgãos, como fígado, rins, coração e cérebro, além de atuar na menstruação, na fertilidade e nos processos de crescimento e pode influenciar até mesmo o estado emocional do paciente.
Quando algo afeta a tireoide, fazendo com que ela deixe de produzir hormônios da forma correta, essa condição recebe o nome genérico de distúrbios da tireoide.
Esses distúrbios podem ser mudanças morfológicas na tireoide, como as doenças e condições que causam alterações no tamanho ou na forma desta glândula. É o caso, por exemplo, do bócio, responsável pelo aumento de tamanho da tireoide e pelo surgimento de nódulos e caroços no tecido dessa glândula.
Ainda, existem distúrbios da tireoide que são alterações funcionais, ou seja, do funcionamento da glândula em si.
No hipertireoidismo, por exemplo, as glândulas produzem hormônios em excesso, enquanto no hipotireoidismo são produzidos hormônios de menos.
Entre outros distúrbios da tireoide, podemos destacar:
Existem causas variadas para os distúrbios da tireoide. Algumas estão ligadas a fatores genéticos do paciente, enquanto outros distúrbios da tireoide podem surgir como consequência de respostas do sistema imunológico do paciente, que começa a atacar a tireoide e causa sintomas no indivíduo.
Além disso, existem distúrbios da tireoide que são causados por uma deficiência vitamínica, como o bócio, causado pela deficiência de iodo.
Os sintomas específicos dependem do distúrbio da tireoide que o paciente possui, mas existem alguns sinais gerais que podem indicar ao médico e ao paciente uma necessidade de investigação em relação ao comportamento da tireoide.
Entre eles, podemos destacar:
O tratamento para os distúrbios da tireóide depende especificamente do tipo de doença que afeta a tireoide do paciente.
Em alguns casos, é possível impedir que o organismo siga apresentando sintomas apenas por meio da reposição de alguns hormônios produzidos pela tireoide, enquanto outros casos requerem suplementação vitamínica.
Alguns tratamentos para a tireoide podem durar toda a vida e, inclusive, causar a necessidade de remoção completa da glândula tireoide.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar os distúrbios da tireoide com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!