A distensão abdominal é uma sensação de inchaço ou aumento de volume na região do abdômen, sendo perceptível a olho nu nesse caso, o que torna a alteração de tamanho e de formato bastante desconfortável.
A principal causa da distensão abdominal é a produção de gases, muitas vezes decorrentes de uma indigestão. Outras condições e circunstâncias, como prisão de ventre, síndrome do intestino irritável, apendicite, menstruação, comer rápido demais, azia, obesidade, uso de alguns tipos de medicamentos, tumores e até mesmo ansiedade, podem causar a distensão do abdômen.
Na gravidez, a distensão abdominal é um dos primeiros sinais de gestação, juntamente da ausência de menstruação. A mulher também pode sentir que as mamas estão mais sensíveis e maiores, náuseas, cólicas e até mesmo dor abdominal.
Já a distensão abdominal infantil pode ter várias causas, como alimentação inadequada, intolerância a certos alimentos, ingestão excessiva de ar durante a refeição e constipação. Além disso, condições médicas, como infecções, doenças do trato urinário e problemas gastrointestinais, também podem levar à distensão.
Os sintomas de distensão abdominal podem incluir:
Caso apresente sintomas de distensão abdominal, é necessário procurar um médico gastroenterologista, profissional capaz de diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de distensão abdominal é feito por meio da análise dos sintomas do paciente, exame físico e, em alguns casos, podem ser solicitados exames de imagem, como ultrassom e tomografia computadorizada. Além deles, o exame de Beta HCG sanguíneo pode ser requisitado no caso de mulheres grávidas. O médico pode também solicitar exames laboratoriais para verificar a presença de inflamação ou infecção. Com base nessas informações, é possível identificar a causa da distensão e definir o tratamento adequado.
O tratamento para distensão abdominal geralmente envolve mudanças na dieta e no estilo de vida, como aumentar a ingestão de fibras, beber bastante água e evitar alimentos que causem gases. Exercícios físicos também auxiliam na melhora da digestão. Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de medicamentos prescritos por um especialista. É sempre importante procurar um médico ao sentir desconforto abdominal persistente.
Todo ser humano acaba engolindo ar durante sua alimentação, podendo ocorrer com maior frequência ao chupar balas ou mascar chiclete, assim como em casos de consumo de bebidas gaseificadas, como refrigerante ou cerveja.
Além disso, alguns alimentos não podem ser digeridos pelas enzimas do intestino delgado e chegam ao cólon, onde as bactérias os metabolizam em gases de hidrogênio e dióxido de carbono, resultando em excesso de flatulência em algumas pessoas.
Os alimentos que podem causar distensão abdominal são:
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a distensão abdominal com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!