Também chamada pelos médicos de estiramento muscular, a distensão pode ser bastante dolorosa e impedir que a pessoa realize determinadas atividades físicas durante um certo período de tempo.
Também chamada pelos médicos de estiramento muscular, a distensão pode ser bastante dolorosa e impedir que a pessoa realize determinadas atividades físicas durante um certo período de tempo.
Os músculos do corpo humano são compostos por uma série de fibras, que podem se alongar ou se contrair de diferentes formas, permitindo que nossos movimentos sejam realizados corretamente.
Quando há alguma movimentação feita de forma brusca ou sem o aquecimento muscular adequado, a pessoa pode sofrer de uma distensão muscular, que nada mais é que as fibras musculares sendo excessivamente e abruptamente esticadas de uma só vez, causando seu rompimento, o rompimento de vasos sanguíneos que irrigam essas fibras e também ocasionando um processo inflamatório no local.
O estiramento pode ser agudo, causado por um fato isolado, ou mesmo crônico, quando a repetição de determinados exercícios e esforços físicos é capaz de ocasionar uma lesão permanente nos músculos desse paciente.
Existem ainda diferentes graus de distensão, que vão do I ao III. Essa qualificação se refere à quantidade de fibra muscular rompida por conta da distensão. No grau mais elevado, o III, o paciente pode romper o músculo por completo, tendo problemas para se movimentar e mesmo uma lesão que pode ser apalpada ou mesmo visualizada sem a necessidade de exames de imagem.
O principal sintoma da distensão é uma sensação forte de fisgada ou puxão no músculo, que acontece ao realizar qualquer tipo de movimento. Existem fatores de risco para a distensão, mas ela pode acontecer desde ao realizar uma atividade física intensa a até mesmo acontecer ao meramente realizar um movimento simples de forma mais abrupta.
Além disso, dependendo do grau da distensão, outros sintomas de estiramento muscular podem surgir, como por exemplo:
O tratamento vai depender do grau de distensão do paciente. Em alguns casos, alguns medicamentos e a aplicação de gelo no local já amenizam a condição.
Outros graus mais graves podem ainda requerer desde a imobilização do paciente e até mesmo a realização de sessões de fisioterapia para sua reabilitação completa.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.