A dissecção de aorta é caracterizada por uma lesão na parede interna da artéria aorta, iniciada no coração e que vai até a quarta vértebra lombar. É a maior e mais importante artéria do sistema circulatório.
A dissecção de aorta, também conhecida como dissecção aórtica, é uma emergência médica relativamente rara, em que a camada mais interna da artéria aorta, também denominada íntima, sofre um pequeno rasgão. Por meio desse rasgo, o sangue pode se infiltrar, chegando até as camadas mais profundas do vaso e causando sintomas como dor intensa e repentina no peito, sensação de falta de ar e, até, desmaio.
Embora seja rara, a dissecção de aorta é mais frequente em homens a partir dos 60 anos, especialmente quando existe histórico médico de pressão alta, aterosclerose, uso de drogas ou algum outro problema cardíaco.
O sintoma principal da dissecção de aorta é a dor intensa e repentina no tórax que, em alguns casos, pode irradiar para pescoço, costas ou abdômen. Além disso, o paciente também pode apresentar sintomas de falta de ar, tontura, desmaio e paralisia em algumas partes do corpo.
A dissecção de aorta geralmente ocorre em uma aorta enfraquecida, sendo mais comum em pessoas que tenham histórico de pressão arterial alta ou aterosclerose. No entanto, também pode acontecer devido a outras condições que afetem a parede da aorta, como a síndrome de Marfan ou alterações da valva bicúspide.De forma mais rara, essa condição também pode ocorrer por traumatismo, ou seja, devido a acidentes ou pancadas fortes no abdômen.
Para o tratamento da dissecção de aorta, na maioria dos casos, são usados medicamentos que baixam a pressão arterial para frear a agressão à área danificada e estabilizar o fluxo sanguíneo. Após isso, é feita a indicação de cirurgia para remover a região dissecada, interromper a entrada de sangue nas camadas internas e reconstruir o vaso, normalmente com o uso de enxertos sintéticos e stents.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos de inúmeras especialidades, disponíveis para auxiliar você no tratamento da dissecção de aorta e no diagnóstico de condições diversas.
Ative agora a localização do seu dispositivo