Disgeusia é o termo médico utilizado para designar alterações na percepção do paladar do paciente. Assim, uma pessoa com disgeusia pode deixar de sentir alguns gostos ou ter seu paladar diminuído.
De modo geral, a disgeusia é interpretada como sendo um sintoma de outras doenças e condições médicas.
Ela pode ser apenas temporária e durar algumas semanas ou meses ou durar por longos períodos, chegando a se tornar uma perda completa do paladar.
Existem cinco tipos de disgeusia, classificados de acordo com a parte do paladar afetada pela doença.
A fantogeusia faz com que o paciente sinta, de forma constante, um gosto amargo na boca, enquanto a hipogeusia faz com que ele deixe de ser capaz de sentir o gosto da comida e outras nuances de sabor, como doce e salgado.
Na hipergeusia, o paciente possui uma capacidade aumentada de sentir o sabor das coisas, enquanto na parageusia, ele troca os sabores das coisas, podendo sentir doce ao comer um salgado ou outras variações.
Por fim, a ageusia é quando o paciente deixa de sentir sabores por completo.
Existem muitas causas para a disgeusia. Entre as principais, podemos destacar:
Os sintomas de disgeusia são:
De modo geral, o tratamento da disgeusia envolve o acompanhamento das suas causas.
Em pacientes em tratamento oncológico, por exemplo, a alteração pode durar por todo o tratamento, com o paladar voltando ao normal depois do fim das sessões. Já em pacientes tabagistas, deixar de fumar por algumas semanas já ajuda o corpo a recuperar esse sentido.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.