Disfunção erétil é um problema que atinge os homens, impedindo que consigam manter ou obter uma ereção para a atividade sexual de forma satisfatória.
Disfunção erétil é um problema que atinge os homens, impedindo que consigam manter ou obter uma ereção para a atividade sexual de forma satisfatória, podendo ocorrer por alguma dificuldade ou por falha no funcionamento do órgão. Não necessariamente tem relação com o ato sexual, mas pode indicar algum problema de saúde mais sério. Apesar de tudo, ela é mais comum do que se imagina.
Estima-se que cerca de 100 milhões de homens no mundo apresentem disfunção erétil, sendo esta a mais comum disfunção sexual encontrada nessa população após os 40 anos. No Brasil, mais de 50% dos problemas surgem após os 40 anos, cerca de 16 milhões de pessoas do sexo masculino.
Estima-se que mais de 322 milhões de homens em todo o mundo serão afetados com o problema até 2025, existindo a expectativa que este número piore com o passar do tempo.
Existem três tipos de disfunção erétil, como a orgânica, psicogênica ou psicológica, e a orgânica e psicológica.
O tipo orgânico acontece quando o homem com 40 anos já encara naturalmente algum tipo de dificuldade, assim como também existe algum problema físico.
No caso da psicogênica ou psicológica, está ligado à mente da pessoa. Isto quer dizer que o problema muitas vezes é emocional, seja pela ansiedade ou por medo de falhar.
Já no caso da psicológica e a orgânica envolvem o problema físico e a questão emocional juntos, sendo que o problema físico afeta a autoestima juntamente da autoconfiança.
É muito comum. De acordo com uma pesquisa da Datafolha, 38% dos brasileiros com idade entre 18 e 35 anos relataram algum tipo de problema. Podem haver alguns problemas nessa faixa etária, como o baixo nível de testosterona, circulação sanguínea, ansiedade, remédios para hipertensão, falha na transmissão neurológica para o órgão, e até mesmo o consumo de pornografia podem causar algum grau de impotência.
As causas da disfunção erétil podem estar relacionadas a inúmeros fatores, entre eles:
Os sintomas da disfunção erétil se manifestam além da impotência sexual. O paciente pode ter dificuldade para ejacular e também na hora do orgasmo. Outros sintomas também podem aparecer, entre eles:
Disfunção erétil tem cura, dependendo do que está causando o problema. É essencial buscar a ajuda de profissional experiente, somente ele poderá indicar o tratamento adequado para disfunção erétil. Em geral, o problema pode ser resolvido com medicamentos, acompanhamento psicológico, terapia ou mudanças no estilo de vida. Mas casos mais graves precisam de um procedimento cirúrgico para implantação de uma prótese peniana.
Procure um médico urologista para mais informações e indicação do melhor tratamento.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.