Dificuldade para engolir é um sintoma ou sinal de alerta para uma série de doenças do sistema digestivo, respiratório ou da tireóide.
Dificuldade para engolir é um sintoma ou sinal de alerta para uma série de doenças do sistema digestivo, respiratório ou da tireóide.
A dificuldade para engolir é chamada também de disfagia ou deglutição acelerada e pode ser um grande incômodo, causando interrupção da alimentação devido a dor e desconforto.
Existem muitas causas para a dificuldade para engolir, uma vez que o sintoma está relacionado a diferentes doenças.
É importante ressaltar que a dificuldade para engolir também pode ser algo temporário do corpo do paciente, sem necessariamente estar conectado a qualquer tipo de sintoma. Alguns pacientes, por exemplo, engolem alimentos muito quentes e ingerem comida sem mastigar corretamente. É comum, nesses casos, que se sinta dificuldade para engolir por até algumas horas após essa refeição.
Entre as principais causas médicas para a dificuldade para engolir, podemos destacar:
Quais os sintomas de dificuldade para engolir?
A dificuldade para engolir pode apresentar diferentes sintomas e sinais, como:
Outros sintomas que aparecem comumente associados à dificuldade para engolir incluem: azia e queimação; náusea; vômitos; salivação frequente; fala prejudicada e voz rouca.
O tratamento da dificuldade para engolir depende das causas dessa doença. Geralmente, quando se trata da doença principal, esse sintoma tende a desaparecer.
O tratamento da dificuldade para engolir pode envolver, por exemplo, a realização de fonoaudiologia para ajudar no fortalecimento dos músculos que estão envolvidos no processo de deglutição. Alguns casos, por sua vez, requerem a realização de procedimentos cirúrgicos para alargar o esôfago e ajudar o paciente a engolir o alimento.
De modo geral, quando o paciente apresenta dificuldade para engolir, também pode ser necessário realizar ajustes em sua dieta, para facilitar sua alimentação e evitar que ele perca peso ou mesmo fique desidratado como uma consequência desse sintoma. Por um período, o paciente pode ter que dar preferência a alimentos mais pastosos, por exemplo. No entanto, não são todos os casos que recebem essa recomendação. Siga sempre a orientação do seu médico.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.