A dificuldade para dormir se caracteriza pelos obstáculos que o indivíduo enfrenta para adormecer ou manter o sono durante toda a noite. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 40% da população mundial apresenta esse problema. No entanto, embora seja comum, ele não deve ser negligenciado, uma vez que pode afetar a qualidade de vida do paciente e se relacionar a doenças mais graves.
As causas da dificuldade para dormir podem ser passageiras e estar associadas a uma fase da vida da pessoa, como momentos de estresse e preocupações. Porém, também tende a ter relação com:
Além disso, existem condições médicas que têm a dificuldade para dormir como sintoma. São elas:
A dificuldade para dormir está associada a diversas causas. Por isso, diante dessa situação, recomenda-se consultar um médico para diagnosticar o problema e tratá-lo adequadamente.
A dificuldade para dormir pode estar acompanhada de outros sintomas, que podem variar de acordo com a causa do problema, como:
A dificuldade para dormir tem cura na maioria dos casos. Para isso, deve-se iniciar o tratamento adequado com um médico especialista.
O tratamento para a dificuldade de dormir depende da causa do problema, podendo incluir medicamentos, psicoterapia e mudanças nos hábitos de vida. Quando o paciente é diagnosticado com insônia, por exemplo, pode ser necessário o uso de ansiolíticos e antidepressivos, além de terapia cognitivo-comportamental e práticas de higiene do sono.
O médico especialista em sono é o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar os distúrbios do sono. Porém, se a causa do problema não estiver relacionada a essas condições, o paciente deve ser avaliado por outros profissionais, incluindo um clínico geral e um psiquiatra.
Existe um exame chamado polissonografia, que é usado para investigar os distúrbios do sono. Por meio desse procedimento, o profissional avalia fatores, como atividade elétrica cerebral, movimentos dos olhos, frequência cardíaca, fluxo e esforço respiratório e oxigenação do sangue. Esses dados são obtidos por meio de sensores posicionados na superfície do corpo do paciente.
No entanto, quando a dificuldade para dormir não está relacionada com distúrbios de sono, o médico pode solicitar uma série de exames e avaliações físicas e psicológicas para identificar a causa do problema. Os exames a serem realizados também dependem dos sintomas associados à falta de sono.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar com precisão a doença que está causando a dificuldade para dormir, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!