Você expande bem o diafragma e faz força para respirar fundo, mas não consegue? A dificuldade é em respirar pelo nariz? Talvez seja mais difícil respirar deitado? Ou será que há somente a dificuldade em respirar à noite?
Não há nada mais frustrante do que sentir a necessidade de ar ou de mais oxigênio e não conseguir dar ao corpo aquilo que ele precisa.
Por vezes, a dificuldade de respirar pode estar relacionada a problemas cardíacos e respiratórios em si, como nos casos de dispneia ou de dispneia paroxística noturna, por exemplo.
Mas as causas da dificuldade em respirar são variadas.
Há também os casos em que a dificuldade de respirar é causada por um acúmulo de secreção e muco no nariz, fazendo com que a pessoa sinta dificuldade de respirar pelas narinas, por exemplo.
Em outras situações, a pessoa sente grande dificuldade de respirar fundo. Ela até consegue suprir sua necessidade de oxigênio, mas isso é feito por intermédio de respirações curtas e aceleradas, ao invés de uma inspiração e expiração profundas. É o caso de pessoas com altos graus de ansiedade, por exemplo.
A dificuldade em respirar durante a noite pode ser causada pela apneia do sono, mas também pode ser um resultado da obesidade, sendo que pessoas com sobrepeso apresentam comumente essa condição.
Por fim, a dificuldade de respirar em bebês requer cuidados e atenção médica, uma vez que esse paciente não consegue se comunicar com o médico para informar exatamente o que lhe aflige e a dificuldade em respirar pode ser um sintoma de uma variedade de condições médicas, como a bronquite e a asma, por exemplo.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.