Diarreia é o termo utilizado para designar eliminação repetida, intensa e sem controle, de fezes líquidas ou excessivamente amolecidas que podem ou não apresentar sangue e muco.
Diarreia é o termo utilizado para designar eliminação repetida, intensa e sem controle, de fezes líquidas ou excessivamente amolecidas que podem ou não apresentar sangue e muco.
Quando a diarreia acomete crianças menores de 5 anos, ela recebe o nome de diarreia infantil. É preciso observar com atenção esta faixa etária, pois pode desencadear quadros de desidratação.
A diarreia infantil pode ser aguda, apresentando-se como resultado de uma infecção viral, por exemplo, mas também pode ser crônica, surgindo como resultado de uma intolerância alimentar ou de problemas de má-formação no sistema digestivo.
Existem várias causas para a diarreia infantil. A diarreia infantil pode se apresentar, por exemplo, como resultado de uma infecção causada por vírus, bactérias ou parasitas, mas também pode surgir devido ao uso contínuo de determinados medicamentos, a problemas variados no sistema digestivo (como a doença de Crohn ou a síndrome do intestino irritável) e a alergias alimentares que o paciente possa ter.
Na diarreia infantil, o paciente apresenta sintomas como fazer fezes com frequência maior que o normal — geralmente com consistência alterada, sendo mais aquosas ou amolecidas — e dor ou cólicas abdominais.
Além dos sintomas da diarreia infantil, quando o paciente menor de 5 anos apresenta os sinais acima, é preciso observar também indicadores de desidratação infantil como olhos fundos, boca seca, sede maior que o normal, diminuição da quantidade de xixi eliminada e afundamento da moleira.
O tratamento da diarreia infantil depende do que está causando esse quadro médico. Em alguns casos, apenas uma alteração na dieta do bebê já é suficiente para suprimir os episódios de diarreia infantil. Em outros, é preciso fazer o uso de medicamentos para conter a diarreia e tratar essa doença.
A reposição dos líquidos perdidos durante os episódios também pode ser recomendada.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.