Desvio de Septo
O septo nasal é uma pequena cartilagem e osso cuja função é separar as paredes das narinas. Ele precisa estar localizado bem no meio do nariz, separando um lado do outro. Quando esse septo não está reto e possui algum tipo de desvio, o indivíduo é diagnosticado com desvio de septo.
O que é desvio de septo?
O septo nasal é uma pequena cartilagem e osso cuja função é separar as paredes das narinas. Ele precisa estar localizado bem no meio do nariz, separando um lado do outro. Quando esse septo não está reto e possui algum tipo de desvio, o indivíduo é diagnosticado com desvio de septo.
Pacientes com desvio de septo podem ter essa condição de nascença, apresentando o desvio naturalmente, enquanto outros podem ter a condição adquirida, como resultado de um trauma ou de uma pancada que afetou o nariz.
Em alguns casos, apenas ao olhar para a narina de baixo para cima é possível perceber que a divisão entre as narinas não é exata.
Quais são os graus de desvio de septo?
Existem diferentes graus de desvio de septo, que costumam ser determinados pelo médico que trata da condição. Quanto mais torto for o septo nasal do paciente, maior a classificação desse desvio.
Quais os sintomas de desvio de septo?
Na maioria dos casos, o desvio de septo não causa sintoma. No entanto, alguns pacientes podem apresentar sinais de desvio de septo, como o nariz constantemente entupido, dificuldade de respirar ao realizar atividade física mais intensa e hemorragias nasais, além de roncos ou barulhos com o nariz ao pegarem no sono.
É por isso que sono de má qualidade, irritabilidade e cansaço constantes também podem ser sintomas de desvio de septo. Por conta da condição, o paciente dorme mal e não consegue descansar durante a noite.
Ainda, pessoas com desvio de septo são mais propensas a apresentarem condições como sinusite e/ou rinite crônicas.
Como é o diagnóstico de desvio de septo?
Geralmente, apenas a observação clínica é o suficiente para diagnosticar alguém com desvio de septo.
No entanto, quando o desvio de septo traz sintomas que prejudicam a qualidade de vida do paciente, ele pode receber a recomendação médica de fazer exames como a rinomanometria, um teste que avalia a entrada e saída do fluxo de ar em cada narina, para checar se estão funcionando como se deve.
Como é o tratamento de desvio de septo?
Nos casos em que o desvio de septo causa sintomas ou incomoda o paciente por conta da aparência, pode ser realizado um procedimento cirúrgico, a septoplastia.
Nos casos em que o paciente apresenta nariz entupido constante ou roncos, ele pode tomar medidas como lavar o nariz ou fazer o uso de determinados medicamentos para melhorar esses sintomas.
Quando devo fazer cirurgia para desvio de septo?
A septoplastia é um procedimento comum e bastante tranquilo, recomendado para pacientes que sentem sintomas ou mesmo um incômodo estético devido ao desvio de septo.
Geralmente, ela é recomendada a partir dos 16 anos de idade e é feita com anestesia geral, por meio de vídeo, durando até 2 horas. O paciente recebe alta no dia seguinte e deve ficar alguns dias em repouso até se recuperar por completo.
Em alguns casos, a septoplastia é combinada com outros procedimentos e ações que auxiliam na saúde nasal do paciente ou mesmo trazem uma melhora estética.
Se você possui desvio de septo, vale a pena conversar com um médico, geralmente um otorrinolaringologista, para saber se a cirurgia é recomendada em seu caso e entender como deve ser feita para lhe trazer mais qualidade de vida.
A Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência por ano e oferece clínicas, hospitais e ambulatórios espalhados pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Sergipe e no Distrito Federal.