Descolamento de retina é uma alteração que acontece com o desprendimento da estrutura da superfície interna do globo ocular
O descolamento da retina é uma situação de emergência que acontece com o desprendimento da retina da superfície interna do globo ocular.
Nessa situação, uma parte da retina deixa de ter contato com a camada de vasos sanguíneos do fundo do olho e, dessa forma, a retina deixa de receber a quantidade de sangue e de oxigênio necessária, o que pode promover a degeneração celular e, até mesmo, levar a morte do tecido.
Em geral, o descolamento da retina é mais frequente após os 50 anos, como forma de resposta ao envelhecimento. No entanto, também pode surgir em pacientes mais jovens após traumas nos olhos, que possuem diabetes ou que apresentam problemas como glaucoma.
A maioria dos sintomas referentes ao descolamento da retina começa quando o gel vítreo que enche o centro do olho contrai e se separa da retina. Os sintomas incluem:
Em casos mais raros, o descolamento de retina pode ocorrer sem aviso prévio. Os sinais podem ser:
Além de ser uma condição mais frequente em pessoas acima de 50 anos como resposta ao envelhecimento, ela também pode acontecer pelos seguintes motivos:
O tratamento de descolamento de retina está ligado diretamente ao tipo, gravidade e extensão do caso. De qualquer forma, é importante que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível para evitar complicações permanentes devido à falta de oxigênio na retina.
Um exemplo de tratamento é a fotocoagulação com laser e criopexia (congelamento), que é um recurso terapêutico para os casos em que não houve infiltração do vítreo pelo espaço que se abriu com a ruptura da retina. O objetivo principal é formar cicatrizes que parem a passagem do vítreo e favoreçam a fixação da retina.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento do descolamento da retina e no diagnóstico de outras condições diversas.