A dermatite seborreica, também conhecida como seborreia, caspa ou eczema seborreico é uma inflamação na pele que causa sintomas como descamação, coceira, vermelhidão, oleosidade e queda de cabelo. Entenda melhor o que é a dermatite seborreica e conheça os sintomas, o tratamento e as causas.
A dermatite seborreica é uma inflamação na pele que geralmente causa sintomas como descamação, coceira, vermelhidão, oleosidade e queda de cabelo.
Também conhecida como seborreia, caspa ou eczema seborreico, a dermatite seborreica é comum em regiões oleosas da pele, como couro cabeludo, barba, sobrancelhas, tórax e atrás da orelha.
O tratamento da dermatite seborreica deve ser indicado pelo dermatologista, podendo ser feito com o uso de cremes, pomadas, shampoos, além de medicamentos antifúngicos orais.
Os sintomas de dermatite seborreica incluem:
A dermatite seborreica também pode surgir nas axilas, no umbigo, na virilha, nas nádegas, debaixo dos seios, podendo também, em alguns casos, cobrir grande parte do corpo.
No bebê, a dermatite seborreica é conhecida como crosta-láctea, podendo provocar o surgimento de sintomas e sinais como cascas grossas e amarelas ou castanho claro no couro cabeludo ou em algumas regiões do corpo, como virilha e axilas.
Conforme a região afetada, os principais tipos de dermatite seborreica são:
A dermatite seborreica no couro cabeludo é o tipo mais comum deste eczema, podendo causar o surgimento de descamação esbranquiçada, coceira, queimação, inflamação e queda de cabelo.
A dermatite seborreica no rosto é caracterizada por sintomas como descamação, manchas vermelhas, claras ou escuras ao redor do nariz e das bochechas.
A dermatite seborreica na orelha pode causar uma descamação na região do canal auditivo, ao redor ou atrás das orelhas ou no lóbulo.
Raramente, a dermatite seborreica pode ser grave e extensa, afetando regiões maiores do corpo, como tórax, causando inflamação e aumentando o risco de infecções.
A dermatite seborreica na barba pode causar manchas rosas ou vermelhas e descamação na barba ou no bigode.
Na dermatite seborreica na sobrancelha, podem surgir descamação na parte interna das sobrancelhas, bem como nas pálpebras e nos cílios.
O diagnóstico da dermatite seborreica é feito pelo médico, por meio da avaliação dos sintomas apresentados, do histórico clínico e familiar da pessoa e a frequência que surgem os sintomas.
O médico também pode solicitar exames, como biópsia, teste de contato e raspagem de pele, para diferenciar de outros problemas de pele similares, como psoríase, rosácea e eczema.
Na suspeita de dermatite seborreica, é recomendado consultar o dermatologista, que é o médico especialista responsável por cuidar da saúde da pele.
A causa da dermatite seborreica não é totalmente conhecida.
No entanto, alguns fatores que podem aumentar o risco dessa condição são:
Além disso, a presença na pele dos fungos Pityrosporum ovale e Malassezia também pode provocar a dermatite seborreica.
O tratamento da dermatite seborreica é feito pelo dermatologista e inclui:
O médico também pode recomendar alguns autocuidados, como lavar o local com maior frequência e evitar usar chapéus e bonés.
O uso de medicamentos antifúngicos orais, como itraconazol e terbinafina, pode ser recomendado pelo médico para ajudar a aliviar os sintomas da dermatite seborreica.
O uso de shampoos anticaspa, contendo ácido salicílico, enxofre, zinco e antifúngicos, por exemplo, podem ser prescritos pelo dermatologista para aliviar os sintomas da dermatite seborreica no couro cabeludo e na barba.
Para controlar os sintomas da dermatite seborreica, o médico poderá recomendar o uso do shampoo de 1 a 3 vezes por semana.
O dermatologista poderá indicar o uso de cremes, pomadas e loções com antifúngicos e corticoides, para tratar a dermatite seborreica no corpo, no couro cabeludo, na orelha, na barba e nas sobrancelhas, por exemplo.
Além disso, cremes e pomadas contendo inibidores tópicos da calcineurina, como pimecrolimus e tacrolimus, também podem ser indicados.
O tratamento da dermatite seborreica também é feito com alguns autocuidados, incluindo:
Já em bebês, é aconselhado lavar regularmente o couro cabeludo com shampoo para bebês ou outro produto indicado pelo médico e, em seguida, escovar suavemente para limpar as escamas.
Além disso, o médico também pode indicar o uso de medicamentos antifúngicos para os bebês.
A dermatite seborreica não tem cura definitiva, entretanto, o tratamento adequado ajuda a aliviar os sintomas desta condição, melhorando a qualidade de vida da pessoa.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.