A dermatite ocre é uma condição de pele caracterizada pela coloração marrom-avermelhada, geralmente ocorrendo nas pernas, devido ao acúmulo de um pigmento denominado hemossiderina na pele. Esse pigmento contém ferro, sendo o responsável pela coloração acastanhada que aparece principalmente nas regiões dos pés, tornozelos e pernas. Apesar de não ser perigosa, pode causar desconforto e é esteticamente indesejada.
A principal causa da dermatite ocre é a má circulação sanguínea, que traz problemas como varizes e trombose nos membros superiores e/ou inferiores. O sangue e os fluidos acumulados nas pernas vazam das veias e pressionam a pele, causando os sintomas de dermatite ocre.
Diversos fatores podem causar dermatite ocre, como:
Apesar de a dermatite ocre ser caracterizada por manchas vermelhas e marrons na pele, outros sintomas podem aparecer, entre eles:
Caso apresente sintomas de dermatite ocre, é necessário procurar um médico dermatologista, cirurgião vascular ou um clínico geral, especialistas capazes de diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de dermatite ocre é feito com base nos sintomas, sinais e no histórico médico da pessoa. Para confirmar o quadro, o médico pode solicitar alguns testes, como o exame de sangue, a ultrassonografia com doppler para avaliação da circulação sanguínea e um teste de alergia para descartar uma possível reação alérgica.
O tratamento para dermatite ocre geralmente envolve medidas para melhorar a circulação sanguínea, como exercícios físicos regulares e elevação das pernas. O uso de meias de compressão também pode ser recomendado. Cremes tópicos contendo ingredientes que ajudam a aliviar a inflamação, como corticosteroides, podem ser prescritos.
Em alguns casos, é necessário um tratamento mais intensivo, como cirurgia vascular. É importante procurar aconselhamento médico para obter um plano de tratamento adequado.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a dermatite ocre com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!