A dermatite herpetiforme é uma condição autoimune que se manifesta como uma erupção cutânea caracterizada por bolhas e lesões vermelhas, geralmente acompanhadas de intensa coceira. Ela é fortemente associada à doença celíaca, em que o sistema imunológico reage de forma anormal ao glúten, causando danos ao intestino delgado.
A principal causa da dermatite herpetiforme é a intolerância ao glúten, que desencadeia uma resposta autoimune no organismo. Quando uma pessoa com dermatite herpetiforme consome alimentos que contenham glúten, seu sistema imunológico ataca os tecidos saudáveis da pele, provocando inflamação e a erupção característica da doença.
Os sintomas da Dermatite Herpetiforme incluem:
O tratamento primário para a dermatite herpetiforme envolve a adoção de uma dieta rigorosamente livre de glúten. Isso significa evitar alimentos que contenham trigo, centeio e cevada, bem como qualquer produto que possa conter vestígios de glúten. Além da dieta, medicamentos tópicos podem ser prescritos para controlar os sintomas e a inflamação da pele.
A prevenção da dermatite herpetiforme envolve a adoção de uma dieta estritamente livre de glúten. Isso requer uma atenção cuidadosa aos rótulos dos alimentos e a escolha de alimentos e produtos livres de glúten. Evitar o consumo de trigo, centeio e cevada, bem como alimentos processados que possam conter glúten, é fundamental para prevenir o desencadeamento de sintomas.
O diagnóstico da dermatite herpetiforme geralmente é feito por um dermatologista com base na aparência das lesões cutâneas, juntamente com a história clínica do paciente e, muitas vezes, em conjunto com exames complementares. Uma biópsia da pele afetada pode ser realizada para confirmar o diagnóstico, revelando alterações características que são consistentes com a dermatite herpetiforme.
Se houver suspeita de dermatite herpetiforme, é recomendado procurar um dermatologista, que é o especialista médico treinado para diagnosticar e tratar doenças de pele. Se necessário, o paciente pode ser encaminhado para outros especialistas, como um gastroenterologista, para avaliação adicional e confirmação do diagnóstico de doença celíaca.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a dermatite herpetiforme com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo