Dermatite de Fralda
A dermatite de fralda ou assadura é uma reação inflamatória da pele que acontece dentro da área da fralda, incluindo os órgãos genitais, nádegas, coxas, cintura e a região perianal.
O que é dermatite de fralda?
A dermatite de fralda ou assadura é uma reação inflamatória da pele que acontece dentro da área da fralda, incluindo os órgãos genitais, nádegas, coxas, cintura e a região perianal.
Quais são as causas da dermatite de fralda?
A dermatite de fralda pode ter várias causas, mas a maioria dos casos de assadura ocorre por irritação da pele devido à ação de urina e fezes. Outras causas da dermatite de fralda são:
- excesso de umidade causado pelo suor nas áreas cobertas pela fralda;
- infecção por bactérias;
- infecção por fungos;
- dermatite de contato pelo plástico e de substâncias químicas presentes na fralda;
- atrito de fraldas de tamanho inadequado.
Quais são os sintomas de dermatite de fralda?
A região da assadura apresenta vermelhidão com pequenas pápulas (bolinhas) e a pele fica irritada e quente. O bebê se mostra irritado ao longo do dia e pode ter dificuldade para dormir à noite. Além disso, pode ocorrer uma leve descamação da pele.
Quais são as formas de tratamento para a dermatite de fralda?
A dermatite de fralda tem cura e as formas de tratamento são:
- cuidados com a pele (por exemplo, troca frequente de fraldas, limpeza suave e exposição ao ar);
- a troca de fraldas deve ser realizada a cada uma a três horas;
- as áreas afetadas devem ser enxaguadas com água morna e com sabonetes neutros de maneira suave para evitar fricção;
- na dermatite de fralda moderada, pode-se utilizar cremes que contenham óxido de zinco e/ou petrolato na composição. Eles minimizam o contato da pele com fezes e urinas;
- em casos de candidíase, é sugerida a aplicação de antifúngicos como nistatina, clotrimazol, miconazol, sertaconazol e cetoconazol;
- caso haja a presença de infecção bacteriana, antibióticos orais ou tópicos podem ser necessários.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.