A depressão psicótica é um tipo de depressão maior que inclui sintomas psicóticos. É caracterizada por pensamentos e emoções desordenados, muitas vezes envolvendo alucinações ou delírios. Os afetados podem perder o contato com a realidade, ter pensamentos paranoicos e sentimentos intensos de inutilidade e fracasso ou ouvir vozes inexistentes.
Ainda não é possível apontar com propriedade quais são as causas da depressão psicótica. No entanto, fatores hereditários, biológicos e de ambiente são alguns que influenciam a condição.
Pessoas com antecedentes familiares de problemas mentais têm um risco aumentado de desenvolver a doença. Isso pode ser causado por mudanças hormonais. Além disso, genes e eventos estressantes ou traumáticos podem alterar a produção de químicos cerebrais, contribuindo para as alterações do equilíbrio hormonal no corpo.
Os sintomas de depressão psicótica podem incluir:
Caso apresente sintomas de depressão psicótica, é necessário procurar um médico psiquiatra, profissional capaz de diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de depressão psicótica só pode ser feito por profissionais especializados em saúde mental, conseguindo a confirmação do quadro por meio da análise dos sintomas, histórico médico e de entrevistas clínicas. Embora não existam exames laboratoriais para a condição, alguns exames poderão ser solicitados para descartar outras condições.
O tratamento para depressão psicótica é abrangente e pode envolver uma combinação de medicamentos psiquiátricos — como antipsicóticos e antidepressivos — e psicoterapia. No entanto, existem outras maneiras de tratar a depressão psicótica, como ir a terapias de apoio, possuir suporte psicossocial e adotar um estilo de vida saudável e práticas de redução de estresse.
Em alguns casos, quando a pessoa está em risco ou os sintomas são debilitantes, pode ser necessária a hospitalização para monitorar e tratar os sintomas de maneira intensiva.
É importante ressaltar que esse não é apenas um estado de tristeza, mas uma doença mental séria que exige tratamento profissional. É fundamental procurar ajuda médica caso existam suspeitas de depressão psicótica.
A depressão psicótica não possui cura atualmente. Porém, é possível conviver com ela tranquilamente com o tratamento contínuo e adequado, que diminui e controla os sintomas e proporciona uma maior qualidade de vida a quem possui a condição.
A depressão psicótica não possui um tempo de duração definido, já que se trata de uma condição crônica que afeta de maneira diferente cada pessoa que possui a condição, ou seja, pode durar semanas, meses ou até anos.
A depressão psicótica e a esquizofrenia são duas condições de saúde mental distintas. A depressão psicótica é um subtipo de depressão que inclui sintomas psicóticos, enquanto a esquizofrenia é uma doença crônica caracterizada por distúrbios do pensamento, comportamento e emoções, podendo causar dificuldades no relacionamento interpessoal do paciente e também em sua vida diária.
Embora ambas possam apresentar sintomas psicóticos, elas não são a mesma condição e requerem tratamentos específicos. Portanto, a depressão psicótica não pode ser categorizada como esquizofrenia.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a depressão psicótica com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!