A depressão pós-parto é uma doença que engloba diversas mudanças físicas e emocionais que muitas mulheres apresentam imediatamente após o parto.
A depressão pós-parto é uma doença que engloba diversas mudanças físicas e emocionais que muitas mulheres apresentam imediatamente após o parto.
Estudos, no entanto, já indicam que esse quadro pode surgir até cerca de seis meses após a realização do parto ou ainda durante a gestação.
Entre as mudanças emocionais trazidas pela depressão pós-parto, estão a inquietação, ansiedade, irritação, tristeza profunda, apatia, dentre outros.
A causa da condição não é totalmente conhecida e pode ser atribuída a uma combinação de fatores ambientais, emocionais, hormonais e genéticos. É importante citar que a privação de sono pode piorar os sintomas ou aumentar a probabilidade da depressão pós-parto.
Outra explicação também pode estar no desequilíbrio de hormônios reprodutivos no período da gravidez, que pode ser determinante para o desenvolvimento da doença. Após o parto, a mãe tem uma grande queda nos hormônios estrogênio e progesterona, contribuindo com a condição.
Os sintomas da depressão pós-parto podem ser variados. Entre eles estão:
A depressão pós-parto tem cura, a partir do momento em que a paciente se dispõe a fazer o tratamento recomendado pelo médico especialista até o seu fim.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento da depressão pós-parto e no diagnóstico de condições diversas.