Deficiência de Iodo
O que é deficiência de iodo?
O iodo é um nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo, uma vez que faz parte da formação de alguns hormônios, entre outras atividades diversas.
Quando o paciente não possui níveis adequados de iodo, recebe o diagnóstico de deficiência de iodo.
Quais as causas da deficiência de iodo?
As causas da deficiência de iodo estão conectadas à alimentação. Caso o paciente consuma poucos alimentos ricos em iodo ( aqueles de origem marinha, como peixes, crustáceos, moluscos, além de leite e ovos), ele pode apresentar essa deficiência em seu organismo.
Em alguns países, o iodo é acrescentado ao sal de cozinha. Mas isso não acontece em todos os países e o baixo consumo de sal também pode desencadear a deficiência de iodo.
A deficiência de iodo pode acontecer especialmente com pessoas que vivem a uma longa distância do mar.
O que a deficiência de iodo pode causar?
Em adultos, a deficiência de iodo causa sintomas como:
- aumento de tamanho da tireoide (bócio);
- hipotireoidismo ou redução nos níveis de produção de hormônios da tireoide;
- sintomas de hipotireoidismo (rouquidão; pele seca; ganho de peso e intolerância ao frio);
- infertilidade.
Além da infertilidade, pacientes do sexo feminino que estejam gestantes podem apresentar nascimentos prematuros, morte fetal (os bebês nascem natimortos) e um risco mais elevado de abortos espontâneos.
Já em crianças, os sintomas de deficiência de iodo incluem:
- deficiência intelectual;
- desenvolvimento físico prejudicado, com baixa estatura e baixo desenvolvimento neurológico;
- defeitos congênitos;
- deficiências físicas, como surdez ou mudez;
- hipotireoidismo.
Como é o tratamento de deficiência de iodo?
O tratamento é feito por meio da suplementação alimentar para repor os indicadores e níveis de iodo do corpo do paciente.
Em caso de sintomas de hipotireoidismo e sintomas relacionados à baixa produção de hormônios da tireoide, a suplementação temporária desses hormônios também poderá ser feita.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.