A deficiência de ácido ascórbico é uma condição de saúde que ocorre devido à insuficiência de vitamina C no organismo, essencial para o corpo humano e que desempenha um papel vital em várias funções, incluindo a formação de colágeno, a absorção de ferro, a função do sistema imunológico e o reparo de tecidos.
A principal causa da deficiência de ácido ascórbico é a falta de ingestão adequada de vitamina C na dieta. Isso pode ocorrer devido a escolhas alimentares pobres, como não consumir frutas cítricas, vegetais frescos e outros alimentos ricos em vitaminas.
Além disso, certas condições médicas, como as doenças gastrointestinais, também podem levar à deficiência.
A deficiência de ácido ascórbico pode levar a uma série de sintomas, que incluem:
O tratamento da deficiência de ácido ascórbico envolve a correção da ingestão de vitamina C. Isso pode ser feito aumentando o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como laranjas, morangos, kiwis, pimentões e brócolis.
Em casos mais graves ou quando a correção dietética não é suficiente, o médico pode prescrever suplementos de vitamina C. A dose e a forma devem ser determinadas por um profissional de saúde.
O diagnóstico da deficiência de ácido ascórbico é frequentemente confirmado por meio de exames de sangue que medem os níveis de vitamina C no organismo.
O tratamento da deficiência de ácido ascórbico geralmente é conduzido por médicos generalistas ou nutricionistas. Com base nos resultados, eles desenvolvem um plano de tratamento apropriado para o paciente.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a deficiência de ácido ascórbico com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos: