Dedos em Martelo
Dedos em martelo é uma condição em que a ponta do dedo do paciente fica deformada. Pode atingir as pontas dos dedos das mãos ou dos pés.
O que são dedos em martelo?
Dedos em martelo é uma deformidade que afeta os dedos das mãos ou dos pés, e ocorre quando a articulação distal (mais próxima da ponta dos dedos) fica permanentemente flexionada, como se estivesse segurando um martelo.
A deformidade pode interferir na capacidade da pessoa de realizar atividades simples, como segurar objetos ou caminhar confortavelmente.
Quais são as causas dos dedos em martelo?
As causas dos dedos em martelo estão relacionadas com a ruptura do tendão responsável por sustentar a ponta do dedo, podendo ser ocasionada por uma lesão ou trauma. Outras causas menos frequentes para os dedos de martelo são as doenças reumáticas.
Como é realizado o diagnóstico de dedos em martelo?
O diagnóstico de dedos em martelo é geralmente feito por um médico ortopedista especialista em mãos, que fará um exame físico completo para avaliar a extensão da deformidade, verificar a amplitude de movimento do dedo e avaliar a sensibilidade e a presença de dor.
Em alguns casos, pode ser necessário realizar exames de imagem, como radiografias, para avaliar a extensão da deformidade e verificar se há lesões adicionais que possam estar contribuindo para a deformidade. Se houver suspeita de dedos em martelo, é importante procurar um médico para avaliação e tratamento adequado.
Quais são os sintomas dos dedos em martelo?
Os sintomas dos dedos em martelo aparecem em forma de:
- Dor na região afetada;
- Dificuldade para esticar a ponta do dedo atingido;
- Hematoma no dedo ou embaixo da unha;
- Inchaço na região.
Qual é a forma de tratamento de dedos em martelo?
O tratamento de dedos em martelo depende da gravidade da deformidade e da causa subjacente. Em casos leves, pode incluir o uso de talas ou órteses para manter o dedo em uma posição reta e aliviar a dor. A fisioterapia também pode ser útil para alongar os músculos e tendões afetados e ajudar a restaurar a flexibilidade do dedo.
Se a deformidade for mais grave ou causar dor significativa, o médico pode recomendar medicamentos para aliviar a dor e a inflamação, como analgésicos e anti-inflamatórios não esteroides (AINEs).
Em casos mais avançados, a cirurgia pode ser necessária para corrigir a deformidade e restaurar a função normal do dedo.
Dedos em martelo tem cura?
Dedos em martelo têm cura. O tratamento para os dedos em martelo deve ser recomendado por um especialista experiente. Em geral, somente a imobilização da região por algumas semanas é suficiente para a recuperação. Casos mais graves devem ser tratados com procedimentos cirúrgicos.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar dedos em martelo com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo