DDA
O DDA (Déficit de Atenção) é um distúrbio que tem como principais características a falta de concentração em atividades rotineiras e, em alguns casos, a impulsividade.
O que é DDA?
O DDA (Déficit de Atenção) é um distúrbio que tem como principais características a falta de concentração em atividades rotineiras e, em alguns casos, a impulsividade.
O que causa o DDA?
Acredita-se que o DDA seja causado por um mau funcionamento do córtex pré-frontal, área do cérebro responsável pelo controle de impulsos, atenção, organização e capacidade de expressar sentimentos. Essa disfunção no cérebro acontece por causa de uma deficiência do neurotransmissor Dopamina.
Quais são os sintomas do DDA?
Os principais sintomas do DDA são a falta de concentração e distração. No entanto, dificuldade de organização, seja do tempo ou do espaço, bem como dificuldade de tirar ensinamento dos erros cometidos, também são sintomas comuns. Além disso, o DDA pode ser evidenciado por comportamentos como: dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas, falta de motivação, dificuldade de ficar parado ou de ficar sentado por longos períodos, incapacidade de terminar tarefas e concluir projetos, dificuldade para o estabelecimento de objetivos definidos e de planos para o futuro, dificuldade em expressar sentimentos, sentimento de tédio e apatia, falta de motivação, impaciência e letargia.
Quais são as formas de tratamento do DDA?
DDA não tem cura, mas os sintomas podem ser amenizados por meio de diversas formas de tratamento, como: terapia, que tem o objetivo de ajudar o paciente a estabelecer uma relação saudável consigo e com os outros; medicamento, que tem o objetivo de atingir o equilíbrio biológico; rede de apoio, para envolver todas as pessoas do ciclo de apoio que o sujeito está inserido. De qualquer forma, procure um psicólogo ou um terapeuta ocupacional.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.