Coriza
O que é coriza?
Também chamada de coriza nasal, a coriza é uma inflamação da mucosa que reveste o nariz e tem a função de filtrar o ar que respiramos, para que impurezas não adentrem o pulmão. Em geral, ela é caracterizada por um corrimento nasal transparente, amarelado ou misturado com sangue. Se não for tratada corretamente, a coriza pode acabar aumentando as chances de se desenvolver para uma sinusite, bronquite ou até mesmo uma pneumonia.
O que pode causar coriza?
- Infecções virais e bacterianas estão entre as principais causas de uma coriza. Como os seus patógenos afetam o sistema respiratório e têm como ponto de entrada principal as vias nasais, eles acabam por interromper o funcionamento das células na região e iniciam o processo inflamatório. Ambas podem causar febre, dor muscular e tosse.
- A rinite alérgica afeta pessoas sensíveis a poeira, pólen e outras partículas, sendo fácil a inflamação da mucosa interna das narinas. Não é difícil ver pessoas com rinite sofrendo com congestão, espirros, coceira e a coriza.
- A sinusite pode aparecer como consequência de gripes e resfriados, por atingir os seios da face, causando a coriza no paciente.
É comum que a coriza e a congestão nasal aconteçam ao mesmo tempo, sendo que muitas pessoas podem confundir ambas as condições. De modo geral, a coriza acontece como um sintoma de doenças como gripes, resfriados, crises alérgicas, conjuntivite e asma.
Além de um leve inchaço e avermelhamento no nariz, a pessoa com coriza pode apresentar a sensação de nariz entupido e o nariz escorrendo, sendo que ele pode eliminar catarro, muco e outros líquidos, há também a ocorrência de espirros.
Uma pessoa que está com coriza constante pode, na verdade, ter uma condição médica como a rinite alérgica, sendo um de seus principais sintomas.
Coriza pode ser sinal de covid-19?
Sim. A coriza também pode ser causada pela covid-19, o que facilita a confusão entre a doença e outras infecções, como gripes e resfriados. Os primeiros dados também apontam que a variante Delta pode causar entupimento ou corrimento nasal em excesso. No entanto, é possível haver dor de cabeça, cansaço excessivo, tosse seca persistente e febre. Para saber se coriza e covid-19 tem relação, a melhor maneira é fazer exames como o PCR.
Como tratar a coriza e aliviar seus sintomas?
Há diversas maneiras que podem tratar e aliviar os sintomas. Normalmente é administrado remédios que diminuem a inflamação e irritação da mucosa nasal, como antialérgicos e antitérmicos. Um ótimo remédio natural contra a coriza são os sucos de frutas ricos em vitamina C.
Também é recomendado uma lavagem nasal contra a coriza, permitindo uma desobstrução das vias nasais. Sprays nasais com solução descongestionante podem ser utilizados, mas com cuidado, já que o uso contínuo por mais de três dias pode causar o efeito contrário e o sintoma retornar com mais intensidade. Inalação com nebulizador ou uso de vapores umidifica a narina e ajuda aliviar a coriza.
Além disso, é importante lavar bem as mãos, evitar ambientes com aglomerado de pessoas e com pouca ventilação e realizar a limpeza nasal periodicamente. Todas essas medidas preventivas ajudam a desobstruir as vias nasais e permitir a saída do agente causador da coriza.
Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.