Convulsões de recém-nascido são distúrbios neurológicos caracterizados por episódios súbitos de atividade elétrica anormal no cérebro do bebê, levando a movimentos corporais involuntários, comportamento anormal e, às vezes, perda de consciência. Geralmente elas acontecem nos primeiros 28 dias de vida do bebê.
Algumas das causas mais comuns incluem:
Os sintomas das convulsões em recém-nascidos podem ser variados e incluem movimentos bruscos dos membros, tremores, espasmos musculares, olhar fixo ou olhar em branco, apneia, choro anormal, salivação excessiva e rigidez muscular.
Eles podem ser sutis e de difícil identificação, portanto a avaliação de um médico é essencial.
Existem vários tipos de convulsões que podem afetar recém-nascidos. Alguns dos principais incluem:
Sim, convulsões em recém-nascidos podem ser graves e, em alguns casos, representar um risco de vida. A gravidade das convulsões e o risco de óbito dependem da causa subjacente e da capacidade de tratamento adequado.
O tratamento das convulsões do recém-nascido visa abordar a causa subjacente e controlar as convulsões. Isso pode envolver o uso de medicações anticonvulsivas, como fenobarbital, além de abordar qualquer condição médica subjacente, como tratamento de infecções ou correção de desequilíbrios metabólicos.
O diagnóstico e tratamento precoces são essenciais para garantir o melhor prognóstico possível.
O profissional de saúde apropriado a ser procurado nesse caso é um pediatra ou neonatologista. Esses médicos têm a especialização e experiência necessárias para avaliar, diagnosticar e tratar problemas de saúde em recém-nascidos, incluindo convulsões.
Eles podem realizar exames clínicos, testes diagnósticos e desenvolver planos de tratamento adequados, se necessário.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a convulsão em recém-nascido com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!