A convulsão febril é uma convulsão que ocorre em crianças devido a uma rápida elevação da temperatura corporal, geralmente associada a uma infecção viral que é mais comum em crianças entre 6 meses e 5 anos de idade.
As causas da convulsão febril estão relacionadas principalmente à rápida elevação da temperatura corporal devido a uma infecção viral, como gripe, resfriado e infecção do trato respiratório ou gastrointestinal.
Os sintomas da convulsão febril incluem espasmos musculares, perda de consciência, movimentos involuntários, rigidez corporal e alterações na respiração. Às vezes, a criança pode babar, ter movimentos oculares anormais e perder o controle da bexiga ou do intestino durante a convulsão.
Geralmente, as convulsões febris não são perigosas e não levam à morte. No entanto, em casos raros, podem ocorrer complicações graves, como lesões cerebrais devido à falta de oxigênio.
Em caso de convulsão febril, é importante manter a calma e colocar a criança em um local seguro para evitar lesões. Deite-a de lado para permitir que qualquer fluido seja drenado da boca. Não tente conter os movimentos da criança.
Ligue para o serviço de emergência se a convulsão durar mais de 5 minutos, se a criança não estiver respirando normalmente ou se ela se machucar durante a convulsão.
Na maioria dos casos, as convulsões febris não deixam sequelas permanentes. No entanto, em casos raros, podem causar lesões cerebrais.
Sim, a convulsão febril pode acontecer mais de uma vez. Cerca de um terço das crianças que tiveram uma ocorrência terão outra durante a infância.
Em casos de convulsão febril, é importante procurar um médico pediatra ou um pronto-socorro pediátrico. Esse profissional tem experiência em lidar com convulsões febris em crianças e pode fornecer o tratamento adequado.
O tratamento da convulsão febril geralmente envolve o controle da febre com medicamentos antipiréticos, como paracetamol ou ibuprofeno.
Em alguns casos, pode ser necessário administrar medicação anticonvulsivante para prevenir convulsões futuras. É importante seguir as orientações do médico e monitorar de perto a criança durante e após a convulsão febril.
Na Rede D’Or você pode contar com profissionais especializados para tratar a convulsão febril, além de recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo