Existem diferentes tipos de traumatismo craniano que causam lesão ou sofrimento cerebral em diferentes graus, podendo ser temporária ou permanente. Na concussão cerebral, a lesão cerebral atinge todo o órgão e, geralmente, ocasiona perda temporária de consciência.
Existem diferentes tipos de traumatismo craniano que causam lesão ou sofrimento cerebral em diferentes graus, podendo ser temporária ou permanente. Na concussão cerebral, a lesão cerebral atinge todo o órgão e, geralmente, ocasiona perda temporária de consciência. Ao sofrer uma concussão cerebral, o paciente pode desmaiar e ao retomar a consciência, na maioria das vezes, não consegue se lembrar do que aconteceu imediatamente antes da concussão.
Mesmo que o trauma não cause marcas na cabeça, a concussão precisa ser levada a sério, pois pode causar diversos problemas, como o comprometimento da memória e fala.
Geralmente, a concussão cerebral é causada devido a algum trauma onde o paciente bate a cabeça. Pode ser desde um acidente de carro ou até mesmo uma simples queda doméstica.
Ao sofrer esse tipo de trauma, o cérebro do paciente se movimenta no interior do crânio, batendo contra o osso e as outras estruturas que estão ali, o que causa uma lesão cerebral.
Em atletas que sofrem frequentes pancadas na cabeça, como pugilistas, por exemplo, as concussões cerebrais podem, a longo prazo, causar problemas permanentes em seu cérebro, como a epilepsia ou problemas de memória.
É importante ressaltar que, nem sempre, o paciente vai apresentar sintomas de imediato após sofrer a concussão. Em alguns casos, eles podem demorar alguns dias para aparecer.
Entre os sintomas de concussão, podemos destacar:
Depois que o paciente sofre a pancada característica da concussão, é preciso acompanhá-lo com atenção. Sem que ele saiba ou apresente sintomas, ele pode sofrer, por exemplo, de uma hemorragia em decorrência do trauma, o que pode levá-lo a óbito.
Ao sofrer uma concussão, se os sintomas piorarem ou se o paciente sentir muita dor ou vomitar após sofrer o trauma, é recomendado buscar o tratamento na emergência médica para garantir que não haja potencial para complicações.
Se não houver complicações, o tratamento da concussão pode ser feito mantendo o paciente em repouso até que seus sintomas sumam por completo.
Em alguns casos, recomenda-se fazer o uso de medicamentos para aliviar os sintomas que o paciente possa sentir, como a dor de cabeça.
Caso sejam detectadas lesões mais sérias no cérebro do paciente, de modo geral, ele pode ser internado para que possa ser observado com mais atenção pelos médicos.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Ative agora a localização do seu dispositivo