A diabetes acomete cerca de 13 milhões de brasileiros. Para melhor entender a doença é necessário compreender o processo de ingestão de alimentos. Ao ingerir um alimento, composto de carboidratos, proteínas e gorduras, o organismo processa e absorve macronutrientes e neste momento hormônios são liberados e sinalizam que o alimento está chegando — um destes hormônios é a insulina produzida pelo pâncreas, responsável por controlar a quantidade de glicose no sangue após alimentação. O portador de diabetes deve fazer o acompanhamento com médico medindo a taxa de insulina.
As complicações do diabetes ocorrem quando não se mede os níveis de insulina nem se realiza o tratamento com acompanhamento médico
Sem tratamento adequado o paciente eleva a quantidade de glicose no sangue, e como consequência pode comprometer:
Alguns dos sintomas é caracterizado por:
Não existe vacina contra a diabetes, é recomendado acompanhamento médico. O endocrinologista realiza o tratamento com orientações corretas, remédios de uso oral, ou insulina, controla a glicemia no sangue, e recomenda atividades físicas, alimentação saudável e equilibrada.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.