Coloboma da íris é quando há uma deformação congênita que altera uma estrutura do olho, neste caso, a íris.
Coloboma da íris é quando há uma deformação congênita que altera uma estrutura do olho, neste caso, a íris.
Não existe uma causa plenamente definida e conhecida para o coloboma da íris. No entanto, as principais causas associadas são: hereditariedade e trauma no olho.
Além de aparecer na íris, o coloboma pode aparecer na pálpebra, na retina e no nervo ótico. Os sintomas variam de acordo com o tipo, mas os mais comuns são: alta fotossensibilidade, pupila em forma de ‘buraco de fechadura’, dificuldades para enxergar e a falta de um pedaço da pálpebra. Algumas crianças podem nascer
O coloboma da íris tem cura e o tratamento só é necessário quando há o aparecimento de sintomas e quando o portador tem dificuldades de enxergar. Se esse não for o caso, o oftalmologista deve acompanhar o desenvolvimento do olho do portador a cada 6 meses, até os 7 anos de idade.
No entanto, o tratamento varia de acordo com os sintomas. Se a fotossensibilidade for grande, é recomendada a utilização de óculos de sol e filtros nas janelas do carro e da casa. Se o problema for estético, o portador pode utilizar lentes de contato coloridas para esconder o olho em formato de fechadura ou realizar uma cirurgia de correção da pálpebra.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.