O Colesterol Total é um exame que busca avaliar os níveis de colesterol que estão presentes na corrente sanguínea do paciente, por meio da coleta de uma amostra de sangue, em um exame tradicional.
O Colesterol Total é um exame que busca avaliar os níveis de colesterol que estão presentes na corrente sanguínea do paciente, por meio da coleta de uma amostra de sangue, em um exame tradicional.
O Colesterol possui uma série de funções em nosso organismo, que vão desde auxiliar no transporte de certos hormônios (o estrogênio, por exemplo) e vitaminas (como a vitamina D), até fazer parte da produção da bile e apoiar o combate a determinadas inflamações.
Porém, quando ele está presente em quantias elevadas ou baixas, comparadas com padrões definidos por laboratórios médicos, é preciso tomar cuidado porque o paciente pode ver suas chances de desenvolver outras doenças e condições médicas aumentarem.
Geralmente, o paciente não costuma apresentar nenhum tipo de sintoma para quadros médicos de Colesterol total alto ou baixo. Essas condições costumam ser silenciosas e o paciente não sabe que possui um desequilíbrio nos níveis de gordura de seu corpo até que ele venha a desenvolver outras doenças por esse motivo.
A dislipidemia é a doença que acontece quando o Colesterol Total está elevado. Nessa condição, o paciente pode vir a desenvolver outras doenças sérias, como a arterioesclerose e a pancreatite.
Dado que o colesterol é necessário para uma série de funções em nosso organismo, ter indicadores baixos de Colesterol Total nem sempre é algo positivo. A longo prazo, ter baixos níveis de colesterol no sangue pode trazer problemas para o funcionamento de certos hormônios e na nutrição do organismo com determinadas vitaminas, além do aumento das chances de desenvolver doenças degenerativas e doenças como a depressão e o câncer.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.