A coceira vaginal, também conhecida como prurido vaginal, pode causar grande desconforto, sendo este um sintoma relativamente comum para diversas condições.
A coceira vaginal, também conhecida como prurido vaginal, pode causar grande desconforto, sendo este um sintoma relativamente comum para diversas condições.
A coceira vaginal pode acometer a porção externa do genital feminino, a vulva, além da parte interna, a vagina.
Fatores externos, como o uso de determinados produtos e cremes estéticos, que podem causar alergia, ou por falta de higiene no local estão entre algumas das causas da coceira vaginal.
Além disso, outras causas comuns de coceira vaginal incluem a candidíase, infecção causada pela bactéria Candida albicans, e a menopausa, que pode desencadear alterações hormonais. Outros incluem a vaginite bacteriana, que pode ser causada por fungos e bactérias variados e também o líquen escleroso, que resulta em prurido e aparecimento de manchas esbranquiçadas na vulva.
Por ser um sintoma relacionado a tantas condições, ao sentir coceira vaginal, é preciso prestar atenção para a presença de qualquer outro sintoma e buscar ajuda médica.
O tratamento do prurido vaginal depende da causa e em geral envolve o uso de pomadas e medicamentos tópicos para tratar o local, além do uso de antibióticos, para evitar a retomada dos sintomas.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.