A coceira no ânus pode causada por má higiene, consumo de alimentos irritantes, prisão de ventre, hemorroidas ou vermes intestinais. Veja as principais causas de coceira no ânus, sintomas e como aliviar.
A coceira no ânus é um sintoma muito comum que pode ser causado por má higiene, consumo de alimentos irritantes, prisão de ventre, hemorroidas ou vermes intestinais.
Dependendo da sua causa, a coceira no ânus pode estar acompanhada de sintomas como sensação de queimação, vermelhidão, sangue nas fezes ou no papel higiênico, por exemplo.
O tratamento da coceira no ânus, também conhecida como prurido anal ou coceira anal, é feito pelo proctologista e varia de acordo com sua causa.
Os principais sintomas de coceira no ânus são:
Além disso, também podem surgir saída secreção pelo ânus, lesões semelhantes à couve-flor, bolhas com líquido ou pele mais grossa. Veja outras causas de secreção anal.
Os sintomas da coceira no ânus variam de acordo com sua causa, devendo sempre ser avaliados pelo médico, para confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado.
Na presença de coceira no ânus, deve-se consultar o proctologista, para que sejam realizados exames e identificada sua causa.
O diagnóstico de coceira no ânus é feito pelo proctologista, no caso de adultos ou pediatra no caso de crianças, por meio da avaliação dos sintomas, histórico de saúde, alimentar e de higiene e exame físico.
Além disso, em alguns casos, o médico pode solicitar exames de sangue e de fezes, colonoscopia ou anuscopia, por exemplo. Saiba como é feita a anuscopia.
As principais causas de coceira no ânus são:
A causa da coceira no ânus é identificada pelo médico através dos exames de diagnóstico.
A má higiene anal pode causar coceira no ânus, principalmente quando não se limpa adequadamente a região anal após defecar, ficando restos de fezes na pele.
Para evitar a coceira no ânus causas por má higiene, é recomendado lavar a região anal sempre que defecar, para remover os restos de fezes.
O uso de produtos irritantes, como lenços umedecidos, papel higiênico perfumado ou colorido, sprays de higiene íntima, talcos ou sabonetes medicados, também podem causar coceira no ânus.
A melhor forma de evitar a coceira no ânus causada por produtos irritantes é não usá-los, dando preferência por sabonetes próprios para a região anal e papel higiênico sem perfume ou cor, por exemplo.
A limpeza excessiva da região anal, com papel higiênico ou lenço umedecido, pode causar irritação na pele e resultar em coceira no ânus.
O ideal é lavar a região anal após evacuar, porém, quando não é possível, deve-se dar preferência por papel higiênico macio, passando-o suavemente, e lenços umedecidos sem produtos químicos.
A prisão de ventre crônica também pode causar coceira no ânus, pois as fezes endurecidas ao passar pelo ânus, podem causar irritação ou feridas na região anal. Veja outros sintomas da prisão de ventre.
Para evitar a prisão de ventre, é recomendado beber cerca de 2 litros de água por dia, fazer exercícios físicos regularmente, e aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, na forma de grãos inteiros, frutas e vegetais frescos.
Caso necessário, o proctologista pode indicar o uso de laxantes específicos, como emolientes de fezes, por exemplo.
O ânus coçando pode ser causado por hemorróidas, que além da coceira pode causar sintomas como sangue nas fezes, sangue vermelho vivo no papel higiênico, dor ou ardor anal ou caroço no ânus.
A hemorroida acontece por uma dilatação e inflamação dos vasos sanguíneos na região anal, devido a prisão de ventre ou esforço excessivo ao evacuar, por exemplo.
O tratamento da hemorroida pode ser feito com banhos de assento, uso de pomadas ou laxantes emolientes fecais, receitadas pelo médico, além de evitar o uso de papel higiênico, lavando sempre a região após defecar. Saiba como é feito o tratamento das hemorroidas.
A fissura anal é uma pequena ferida ou rachadura no ânus que pode causar coceira anal, sensação de dor ou queimação no ânus.
Essa condição pode ser causada por prisão de ventre, diarreia aguda, colite ulcerativa, doença de Crohn ou sexo anal, por exemplo. Veja outras causas de fissura anal.
Para aliviar a coceira anal e os outros sintomas, o médico pode recomendar o uso de pomadas anestésicas ou com óxido de zinco que estimulam a cicatrização, sendo importante também manter a higiene adequada.
O consumo frequente de alimentos irritantes, como comidas apimentadas, bebidas com cafeína ou álcool, por exemplo, podem causar irritação anal e ânus coçando.
O ideal é evitar o consumo excessivo ou frequente de alimentos irritantes para evitar a coceira no ânus.
O suor excessivo é outra causa de coceira no ânus e pode ocorrer devido às altas temperaturas, prática de atividades físicas ou esforço físico em determinadas profissões.
A melhor forma de evitar o ânus coçando devido ao excesso de suor é lavar a região anal e tomar banho após atividades físicas ou ao chegar do trabalho.
Os vermes intestinais, principalmente o oxiúrus, podem provocar coceira no ânus intensa, principalmente à noite.
O oxiúrus é causado pelo parasita Enterobius vermicularis, transmitido por via oral-fecal, afetando principalmente crianças, mas também pode afetar adultos principalmente na mesma família.
O tratamento do oxiúrus é feito com vermífugos, como mebendazol ou albendazol, receitados pelo pediatra ou proctologista, sendo importante toda a família fazer o tratamento. Entenda como é feito o tratamento dos vermes intestinais.
A sarna humana é uma doença infecciosa causada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei, que pode afetar a pele da região anal e causar coceira intensa no ânus e vermelhidão.
O tratamento para sarna humana é feito pelo dermatologista com o uso de remédios antiparasitários na forma de sabonetes ou pomadas, por exemplo. Saiba como é feito o tratamento da sarna humana.
A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans que pode se multiplicar nos intestinos e ânus, principalmente devido ao uso de antibióticos que desregula a microbiota anal ou perianal.
Esse tipo de candidíase pode causar coceira no ânus, sensação de queimação ou umidade na região anal.
O tratamento da candidíase pode ser feito com o uso de pomadas corticoides ou antifúngicas, indicadas pelo proctologista, além do uso de probióticos para regular a microbiota intestinal.
As verrugas genitais são causadas por uma infecção pelo vírus HPV que causa alterações na pele anal, sendo transmitido pelo contato sexual anal desprotegido com uma pessoa infectada pelo vírus.
Essas verrugas têm o aspecto semelhante a couve-flor, são rugosas e ásperas ao toque, podendo causar coceira no ânus, desconforto ou até sangramentos. Saiba identificar todos sintomas das verrugas genitais.
O tratamento das verrugas genitais no ânus pode ser feito com o uso de pomadas, como a podofilotoxina, receitadas pelo proctologista, ou ainda crioterapia, cauterização ou cirurgia.
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum transmitida através do contato íntimo anal sem uso de preservativo.
Essa IST pode causar o aparecimento de uma ferida única no ânus, com bordas elevadas e endurecidas, de tamanho pequeno ou médio e cor avermelhada e que não causa dor, mas pode causar coceira.
O tratamento da sífilis deve ser feito com o uso de antibióticos na forma de injeção, como a penicilina, recomendados pelo proctologista ou infectologista. É importante que o parceiro também seja tratado. Entenda como é feito o tratamento da sífilis.
A gonorreia retal é outra infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Neisseria gonorrhoea transmitida pelo sexo anal desprotegido com uma pessoa infectada.
Essa IST pode causar coceira intensa no ânus, dor ou sensação de queimação ao evacuar, e saída de corrimento semelhante a pus no ânus. Veja outros sintomas da gonorreia.
A gonorreia deve ser tratada pelo proctologista ou infectologista com o uso de antibióticos, como penicilina, que deve ser tomado pelo casal, evitando-se o contato íntimo durante o tratamento.
A herpes genital também é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pelo vírus do herpes simplex, que pode ser transmitido por meio da relação sexual anal desprotegida.
A infecção por esse vírus pode levar ao aparecimento de bolhas ou caroços no ânus ou região perianal, que podem romper e formar feridas, que coçam e doem.
O tratamento da herpes genital é feito com o uso de antivirais orais, como aciclovir, valaciclovir ou famciclovir, e pomadas como penciclovir, receitados pelo médico para impedir a multiplicação do vírus e facilitar a cicatrização das feridas.
A psoríase perianal pode causar coceira no ânus coçando, manchas vermelhas e ressecadas, sensação de queimação e/ou dor no local, e rachaduras na pele da região anal. Confira os principais sintomas da psoríase.
O tratamento da psoríase perianal é feito pelo proctologista que pode indicar o uso de pomadas corticóides ou imunossupressoras, além de cuidados, como usar roupas íntimas de algodão e evitar roupas apertadas.
A dermatite atópica é uma inflamação crônica da pele, podendo afetar a região anal ou perianal, causando sintomas como coceira intensa no ânus, ressecamento da pele, placas vermelhas, ou inchaço na pele.
Essa inflamação, também conhecida como eczema, pode afetar bebês, crianças, adolescentes ou adultos, sendo causada por alterações no funcionamento do sistema imunológico ou na pele.
O tratamento da dermatite atópica normalmente envolve o uso de pomadas receitadas pelo dermatologista, como dexametasona, pimecrolimo ou tacrolimo, pois possuem ação anti-inflamatória ou imunossupressora, que ajudam a aliviar os sintomas.
O ânus coçando também pode ser causado por eritrasma perianal, que é uma infecção causada pela bactéria Corynebacterium minutissimum.
Essa bactéria vive normalmente na pele, mas pode se multiplicar em regiões mais úmidas e quentes, sendo mais comum em pessoas que sofrem de obesidade ou diabetes.
O tratamento do eritrasma perianal envolve o uso de antibióticos receitados pelo proctologista ou dermatologista na forma de pomadas ou comprimidos.
A incontinência urinária ou fecal também podem causar coceira no ânus, devido a irritação da pele da região perianal por resíduos de urina ou fezes, sendo mais comum em idosos.
Para evitar o ânus coçando, deve-se manter sempre a região anal limpa e seca, realizando a higiene frequentemente e trocando a fralda sempre que estiver suja.
Além disso, o médico pode indicar o uso de remédios para evitar a perda involuntária de fezes ou urina, fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia. Veja os principais tratamentos para incontinência urinária e incontinência fecal.
O câncer anal é raro e normalmente causa sintomas como coceira no ânus, sensação de ardor ou dor anal, principalmente ao evacuar. Saiba identificar os sintomas do câncer anal.
Esse tipo de câncer pode surgir devido a infecção pelo HPV ou HIV, sendo mais comum em pessoas que praticam sexo anal.
O tratamento do câncer anal é feito pleo oncologista e normalmente envolve a realização de quimioterapia e radioterapia, e cirurgia em alguns casos, o que varia com o estágio do câncer.
As principais pomadas para coceira no ânus são:
O tipo de pomada para coceira no ânus varia de acordo com a condição a ser tratada e deve sempre ser indicada pelo médico.
A coceira no ânus tem cura quando são realizadas medidas de higiene adequadas e o tratamento indicado pelo médico.
Para aliviar a coceira no ânus é recomendado:
Além disso, deve-se usar as pomadas ou remédios recomendados pelo médico, pois assim é possível tratar a condição de saúde e aliviar a coceira no ânus.