Coceira
O que é coceira?
Todo mundo já sentiu essa sensação pelo menos uma vez na vida. A coceira é a vontade quase incontrolável de passar os dedos em uma determinada parte do corpo.
A coceira pode não ser causada por nenhuma doença em específico ou ser resultado de algum processo infeccioso. Na verdade, ela surge quando há uma estimulação excessiva das terminações nervosas que fazem parte da pele.
Também chamada de prurido, a coceira pode ser resultado, por exemplo, de uma reação alérgica, da picada de um inseto ou até mesmo causada por uma pele que está excessivamente ressecada. O crescimento de pelos em áreas que foram depiladas, por exemplo, também é algo que pode resultar em coceira.
Quais são os tipos de coceira?
Os tipos de coceira são determinados de acordo com a parte do corpo em que a pessoa está tendo essa sensação.
- Coceira no corpo: Quando a coceira é generalizada ou abrange uma parte muito grande do corpo, se estendendo por todo o braço ou toda a perna, são grandes as chances de que essa pessoa esteja passando por uma reação alérgica ou esteja com a pele do local excessivamente ressecada. Para descobrir os motivos e o tratamento para amenizar essa coceira, é preciso ir ao médico.
- Coceira anal: A coceira anal pode ser resultado de uma má-higienização no local, mas também pode ser um sintoma preocupante, já que algumas verminoses, como a enterobíase, podem causar coceira anal. Até mesmo hemorróidas também podem ocasionar coceira na região do ânus e como isso pode ser bastante incômodo, também se recomenda uma visita ao médico para tratar da forma correta.
- Coceira nas partes íntimas: Tanto a coceira vaginal quanto a coceira no pênis podem ser resultado de doenças sexualmente transmissíveis ou de infecções sexualmente transmissíveis. Se a coceira for persistente, é preciso consultar um médico para evitar outros sintomas mais severos.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.