Climatério
O que é Climatério?
Climatério é um período biológico da vida, marcado por transformações hormonais significativas. Na mulher, corresponde à transição entre a fase reprodutiva e a não reprodutiva, enquanto nos homens, é conhecido como andropausa, um processo mais gradual de redução hormonal. Essas mudanças podem trazer sintomas físicos e emocionais.
Além disso, o climatério pode ser dividido em três fases: perimenopausa, menopausa e pós-menopausa.
A perimenopausa é a fase que antecede a menopausa, marcando o fim do período reprodutivo da mulher; pode ser confirmada após um ano sem menstruar. Já a pós-menopausa dura o resto da vida, com diminuição dos óvulos e redução significativa do hormônio sexual feminino.
O que causa Climatério?
O climatério é uma fase natural da vida decorrente da diminuição da produção de hormônios sexuais pela mulher, principalmente o estrogênio. Esse declínio hormonal, que ocorre geralmente entre os 45 e 55 anos, está ligado a alterações físicas e emocionais, como ondas de calor, insônia, mudanças de humor, entre outros.
Embora seja comumente associado à menopausa, o climatério engloba todo o período de transição do ciclo reprodutivo para a fase não reprodutiva.
Quais são os sintomas de Climatério?
Os sintomas de climatério podem incluir:
- Irregularidades no ciclo menstrual, que podem se tornar mais longos do que o normal ou intermitentes;
- Ondas de calor;
- Tontura e palpitação;
- Suor noturno;
- Sudorese excessiva;
- Perda ou diminuição da libido;
- Desconforto nas relações sexuais;
- Diminuição da umidade da mucosa vaginal;
- Depressão;
- Variações de humor;
- Irritabilidade;
- Secura vaginal;
- Ganho de peso;
- Insônia;
- Perda da elasticidade da pele;
- Mudanças nas mamas, que podem ficar mais flácidas;
- Aumento da porosidade dos ossos.
Se tenho sintomas de Climatério, qual médico devo procurar?
Caso apresente sintomas de climatério, é necessário procurar um ginecologista, profissional capacitado para diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico de Climatério?
O diagnóstico de climatério é feito com base em informações clínicas, e avalia os sintomas relatados pela paciente. Existem também exames laboratoriais para verificar os níveis hormonais. Sendo um processo natural, é importante um acompanhamento médico para melhor gerenciamento dos sintomas e promoção de qualidade de vida.
Como é o tratamento de Climatério?
Por ser uma fase natural do organismo das pacientes, o climatério não tem cura, e algumas mulheres podem sentir os sintomas com uma maior intensidade do que outras.
Para as mulheres que o climatério atinge com mais força, é possível adotar terapias, como a reposição hormonal, que tornem mais fácil o período de transição entre vida reprodutiva e vida não reprodutiva.
Ter um acompanhamento médico durante o climatério também pode ajudar a prevenir condições que se instalam no organismo feminino depois da menopausa, como a osteoporose.
Qual a diferença entre Climatério e Menopausa?
O climatério e a menopausa são fases diferentes da vida feminina, porém interligadas. A menopausa é o momento em que a menstruação cessa definitivamente, marcando o fim da fase reprodutiva. Já o climatério é o período de transição que antecede a menopausa, caracterizado por alterações hormonais que podem gerar sintomas como ondas de calor e alterações de humor.
Portanto, a diferença é que a menopausa é um evento, enquanto o climatério é um período de tempo.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o climatério com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!