
Citomegalovírus
O citomegalovírus, também conhecido pela sigla CMV, é um vírus da família do vírus Herpes, que é capaz de causar uma infecção no corpo do paciente.
O que é Citomegalovírus?
O citomegalovírus, também conhecido pela sigla CMV, é um vírus da família do vírus Herpes, que é capaz de causar uma infecção no corpo do paciente.
Geralmente, pessoas que possuem o citomegalovírus não apresentam sintomas ou sinais claros. Mas, em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, o citomegalovírus pode levar a complicações sérias, como cegueira, chamada de retinite por citomegalovírus, e também outras condições, como a encefalite e a pneumonia.
Caso uma paciente gestante contraia o citomegalovírus, é preciso tomar cuidado já que ela pode causar uma série de complicações na gestação, levando até mesmo a um parto prematuro ou a um bebê natimorto.
O que causa Citomegalovírus?
A infecção por citomegalovírus (CMV) é causada pelo contato com secreções do corpo, como o muco vaginal, as fezes e o sêmen, de pessoas que estão infectadas pelo vírus.
Como é a transmissão de Citomegalovírus?
A transmissão do citomegalovírus ocorre por meio do contato direto com fluidos corporais infectados, como saliva, urina, lágrimas, sangue e secreções genitais. Também é possível a transmissão vertical, da mãe para o filho, durante a gravidez, parto ou amamentação.
Além disso, o citomegalovírus também pode ser transmitido através de transplante de órgãos, transfusões de sangue e relações sexuais desprotegidas.
Quais são os sintomas de Citomegalovírus?
De modo geral, pacientes saudáveis não apresentam sintomas graves do citomegalovírus. Na maioria dos casos, sente-se apenas um mal-estar e uma febre, embora sintomas como fadiga, aumento do fígado e do baço, presença de linfócitos atípicos, dor de garganta e dores musculares possam surgir.
Em pacientes com condições médicas relacionadas ao sistema imunológico, como a AIDS, o câncer e transplantados, podem ter complicações sérias.
Se tenho sintomas de Citomegalovírus, qual médico devo procurar?
Caso apresente sintomas de citomegalovírus, é necessário procurar um clínico geral ou infectologista, profissionais capacitados para diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico de Citomegalovírus?
O diagnóstico é feito por meio de testes laboratoriais. Amostras de sangue, urina, saliva ou outros tecidos são coletadas para detecção do vírus. Exames de sangue específicos podem identificar anticorpos contra o citomegalovírus.
Além disso, testes de cultura viral ou de reação em cadeia da polimerase também podem ser usados para confirmar a infecção. É essencial consultar um médico se suspeitar de um citomegalovírus.
Como é o tratamento de Citomegalovírus?
Em pacientes que não apresentam sintomas graves, geralmente não é feito um tratamento específico contra o vírus. De modo geral, é recomendado que o paciente faça repouso e tome bastante líquido.
Em pacientes que apresentam complicações em decorrência do citomegalovírus, recomenda-se que o tratamento seja feito de acordo com os sintomas e a condição apresentada, além do uso de medicamentos para fortalecer o sistema imunológico.
Como prevenir o Citomegalovírus?
O citomegalovírus pode ser prevenido através de práticas de higiene adequadas, como:
- Lavar as mãos regularmente, especialmente após trocar fraldas ou ter contato com secreções de pessoas infectadas;
- Evitar compartilhar comida, copos ou utensílios com pessoas doentes;
- Para mulheres grávidas, é aconselhável não compartilhar objetos pessoais com crianças pequenas, não realizar troca de fraldas sem luvas e evitar beijos na boca.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o citomegalovírus com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos necessários para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!