Citomegalovírus
O citomegalovírus, também conhecido pela sigla CMV, é um vírus da família do vírus Herpes, que é capaz de causar uma infecção no corpo do paciente.
O que é citomegalovírus?
O citomegalovírus, também conhecido pela sigla CMV, é um vírus da família do vírus Herpes, que é capaz de causar uma infecção no corpo do paciente.
Geralmente, pessoas que possuem o citomegalovírus não apresentam sintomas ou sinais claros. Mas, em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, o citomegalovírus pode levar a complicações sérias, como cegueira, na chamada retinite por citomegalovírus, e também outras condições, como a encefalite e a pneumonia.
Caso uma paciente gestante contraia o citomegalovírus, é preciso tomar cuidado já que ela pode causar uma série de complicações na gestação, levando a até mesmo um nascimento prematuro ou um bebê natimorto.
Quais são as causas de citomegalovírus?
O citomegalovírus ou a infecção por citomegalovírus (CMV) é causada pelo contato com secreções do corpo, como o muco vaginal, as fezes e o sêmen, de pessoas que estão infectadas pelo vírus.
Quais são os sintomas de citomelagovírus?
De modo geral, pacientes saudáveis não apresentam sintomas graves do citomegalovírus. Na maioria dos casos, sente-se apenas um mal-estar e uma febre.
Em pacientes com condições médicas relacionadas ao sistema imunológico, como a AIDS, o câncer e os transplantados, podem ter complicações sérias.
Como é o tratamento do citomegalovírus?
Em pacientes que não apresentam sintomas graves do citomegalovírus, geralmente não é feito um tratamento específico contra o vírus. De modo geral, é recomendado que o paciente faça repouso e tome bastante líquido.
Em pacientes que apresentam complicações em decorrência do citomegalovírus, recomenda-se que o tratamento seja feito de acordo com os sintomas e a condição apresentada, além do uso de medicamentos para fortalecer o sistema imunológico.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.