O cisto é o acúmulo de líquido em cavidades do corpo humano. Normalmente, os cistos na tireoide não apresentam sintomas e são detectados por meio de ultrassons e demais exames de imagem, não se apresentando como uma condição grave.
Quando tem seu tamanho aumentado, o cisto na tireoide pode causar resistência para engolir, dores no pescoço, alterações na voz e até mesmo dificuldades para respirar. Além disso, o cisto pode ser visto e sentido por meio do toque, causando alterações estéticas.
As causas exatas do problema ainda não são totalmente conhecidas, porém, estão relacionadas a fatores como:
Em grande parte das vezes, os cistos na tireoide são benignos, ou seja, não contêm células cancerígenas e nem a possibilidade de se espalhar por outras áreas do corpo. Apesar disso, alguns deles podem conter essas células cancerígenas em seu interior. Por isso, é imprescindível realizar uma investigação do problema.
Ao observar o surgimento de uma protuberância no pescoço, área na qual fica localizada a tireoide, o paciente deve procurar um médico endocrinologista. O profissional é capaz de solicitar os exames necessários e receitar o tratamento adequado.
Quando causa dor, ou problemas para respirar e engolir, o cisto na tireoide precisa ser removido. Isso pode acontecer tanto por meio da aspiração de seu conteúdo quanto pela cirurgia tradicional. No entanto, o organismo do paciente também pode absorver esse cisto de forma natural.
Não. Com relação à tireoide, o que causa alteração no peso são doenças como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, condições nas quais há modificações na produção de hormônios pela glândula.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!