O cisto branquial é uma pequena protuberância ou massa que se forma no pescoço devido a um desenvolvimento anormal dos arcos branquiais, estruturas que se desenvolvem durante o desenvolvimento embrionário. Na maioria das vezes, esses cistos são benignos.
Os cistos branquiais se formam devido a uma falha na regressão adequada dos arcos branquiais durante o desenvolvimento embrionário. Esses arcos são estruturas presentes em embriões de vertebrados e normalmente desaparecem à medida que o feto se desenvolve. No entanto, se algum resquício dessas estruturas persistir, pode formar-se um cisto branquial.
Os sintomas de um cisto branquial podem variar, mas geralmente incluem uma massa palpável no pescoço, que pode ser macia, móvel e indolor. Em alguns casos, o cisto pode se tornar inflamado e causar dor, vermelhidão, inchaço e sensibilidade na área afetada.
O diagnóstico de um cisto branquial geralmente é feito com base na história clínica do paciente e em um exame físico detalhado. O médico pode solicitar uma ultrassonografia ou uma ressonância magnética para confirmar o diagnóstico e avaliar a extensão do cisto.
O tratamento de um cisto branquial geralmente envolve a remoção cirúrgica do cisto. Isso pode ser feito por meio de cirurgia sob anestesia local ou geral, dependendo do tamanho e da localização do cisto.
Em casos de suspeita de cisto branquial, é importante procurar um otorrinolaringologista ou um cirurgião de cabeça e pescoço para avaliação. Esses profissionais têm o conhecimento e a experiência para diagnosticar os cistos branquiais e oferecer opções de tratamento personalizadas para cada paciente.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o cisto branquial com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo