Cistite é o termo médico usado para designar uma inflamação ou infecção da Bexiga.
Cistite é o termo médico usado para designar uma inflamação ou infecção da bexiga. Em geral, a doença é causada por uma bactéria presente no intestino, a Escherichia coli, que passa de forma irregular para a bexiga.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), cerca de 8 em cada 10 casos de infecção do trato urinário estão relacionados à bactéria Escherichia coli. Porém, essa condição também pode ser provocada por outros microorganismos que prejudicam a região.
A cistite pode acometer homens e mulheres, de qualquer idade. No entanto, é mais comum no sexo feminino, graças à anotomia da uretra, que é menor do que a masculina e, assim, facilita a entrada de partículas na bexiga. Quando o homem tem 50 anos ou mais, a chance de desenvolver a cistite aumenta por conta do crescimento da próstata, que ocasiona a retenção de urina na bexiga.
Vale ressaltar que toda cistite é uma infecção urinária, mas nem toda infecção urinária é uma cistite. Afinal, esse quadro específico está relacionado à bexiga, enquanto existem outras doenças ligadas a outros órgãos, como a pielonefrite (rins).
Além das já citadas, existem alguns fatores que podem levar a quadros de cistite. Entre eles, estão:
Além disso, pacientes com incontinência urinária, lesões na medula e imunidade baixa estão mais vulneráveis a ter infecções no trato urinário.
No geral, os sintomas da cistite incluem:
A cistite tem cura. O tratamento é feito de acordo com o resultado dos exames laboratoriais e a escolha do médico junto ao paciente. Geralmente, realiza-se com a administração de medicamentos antibióticos.
Também pode ser indicado o uso de analgésicos para aliviar a dor durante o tratamento. Em caso de cistite de repetição, que ocorre pelo menos três vezes no ano ou duas vezes em seis meses, é possível que o médico indique mudanças de hábitos de vida e administre antimicrobianos.
Quando a causa da cistite envolve fatores como anormalidades da anatomia e dificuldades funcionais, é necessário também tratar do problema “raiz”.
O médico urologista é o mais indicado para tratar a cistite, além de diversas outras doenças que afetam o sistema urinário, tanto para pacientes homens quanto mulheres.
Diante da suspeita de cistite, normalmente, o médico solicita um exame de urina para verificar se há infecção urinária e detectar o microorganismo responsável pelo quadro, o que facilita na escolha do melhor tratamento.
Além do teste de urina, o médico ainda pode solicitar exames de imagem como a cistoscopia, ultrassonografia e tomografia do sistema urinário, principalmente em casos de cistite recorrente.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a cistite com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!