A cirrose biliar primária é uma doença crônica que afeta o fígado.
A cirrose biliar primária é uma doença crônica que afeta o fígado.
Quando o paciente é diagnosticado com essa doença, também conhecida simplesmente pela sigla CBP, ele sofre um processo inflamatório em seu fígado, causado pelo acúmulo excessivo de bile.
Essa bile em excesso fica retida ali e não consegue sair do fígado, em direção à vesícula biliar, onde ela é costumeiramente armazenada, porque as vias biliares, que são responsáveis pela conexão entre as duas estruturas anatômicas, são destruídas de forma contínua pelo próprio sistema imunológico do paciente. Por isso, a cirrose biliar primária é reconhecida como doença auto-imune.
A CBP pode afetar pacientes de ambos os sexos e de diferentes faixas etárias, mas é mais comum em mulheres, na faixa dos 40 aos 60 anos de idade.
Ainda não se sabe, exatamente, quais são as causas da cirrose biliar primária. No entanto, acredita-se que pode haver uma correlação entre a cirrose biliar primária e a presença de outras condições auto-imunes no organismo do paciente.
Também acredita-se que infecções causadas por determinados tipos de bactérias, como a Escherichia coli, podem aumentar as chances do paciente desenvolver a CBP, assim como o tabagismo.
Em uma boa parcela dos casos, a cirrose biliar primária é assintomática, ou seja, o paciente não apresenta nenhum tipo de sintomas nos estágios iniciais desta condição médica.
Em seguida, conforme a doença avança, o paciente passa a apresentar diversos sintomas, que podem ser confundidos até mesmo com condições dermatológicas ou com outras doenças.
Entre os principais sintomas de cirrose biliar primária, podemos destacar:
A cirrose biliar primária tem seu diagnóstico confirmado por meio de exames como a ressonância magnética e o ultrassom, mas, os exames laboratoriais como, o exame de sangue pode ajudar a detectar essa condição.
Não há cura para a cirrose biliar primária e o objetivo do tratamento é ajudar a aumentar a qualidade de vida do paciente, relacionando os cuidados oferecidos com os sintomas apresentados pelo paciente.
Alguns medicamentos, por exemplo, podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol no sangue e ajudar a bile a sair do fígado, como deve acontecer naturalmente.
Em alguns casos mais graves de cirrose biliar primária, a realização de um transplante de fígado pode ser recomendado.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.