Cifose é um termo médico que busca designar a curvatura natural da coluna vertebral, presente em pontos como a região do tórax do paciente e a porção inferior da coluna, na chamada região sacrococcígea.
Cifose é um termo médico que busca designar a curvatura natural da coluna vertebral, presente em pontos como a região do tórax do paciente e a porção inferior da coluna, na chamada região sacrococcígea.
No entanto, quando essa curvatura é exagerada na região torácica, a condição passa a ser chamada de hipercifose e torna-se sinônimo de concurdez. A hipercifose pode também ser chamada de “dorso curvo”.
A concurdez é bastante comum em mulheres após os 60 anos de idade e pode (ou não) estar associada a outras condições médicas, como a osteoporose, a poliomielite e a tuberculose. Geralmente, nas pessoas de mais idade, a hipercifose se apresenta como consequência do desgaste dos ossos e da perda de força e vigor na musculatura.
Na maioria dos casos, a concurdez ocasionada pela hipercifose não gera dor ou qualquer sintoma além de um incômodo estético; no entanto, há pacientes que se queixam de dores nas costas e outros sintomas como consequência da hipercifose.
Pessoas mais jovens também podem apresentar a hipercifose como consequência de problemas relacionados à postura da coluna vertebral.
A cifose não causa sintomas específicos em si. Mas, no caso de hipercifose, o paciente apresenta uma corcunda que surge em suas costas por conta desta condição médica.
Além disso, outros sintomas de hipercifose podem incluir dores nas costas, rigidez na coluna e até mesmo dificuldade de se movimentar naturalmente. Fadiga e cansaço podem ser outros sinais, considerando que o paciente se cansa com maior facilidade ao se movimentar com essa condição.
O tratamento de um quadro médico de hipercifose pode envolver a atuação de um médico ortopedista aliado ao acompanhamento com fisioterapeuta ou especialistas em RPG.
Podem ser usados medicamentos para aliviar a dor, além de exercícios para corrigir a postura e/ou melhorar a musculatura para amenizar a hipercifose. Nos casos mais graves onde, além da estética, há também dores associadas, a hipercifose pode ser tratada também por meio de procedimento cirúrgico.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.