Ciática é o nome dado para a dor que o paciente sente ao longo de seus nervos ciáticos. Esses nervos passam pela região lombar e vão até as pernas, terminando abaixo do joelho. São dois nervos considerados os maiores do corpo humano.
Ciática é o nome dado para a dor que o paciente sente ao longo de seus nervos ciáticos. Esses nervos são responsáveis pela sensibilidade e o controle de diversos músculos dos membros e passam pela região lombar e vão até as pernas, terminando abaixo do joelho. São dois nervos considerados os maiores do corpo humano. Em geral afeta apenas um dos lados do corpo.
As causas da ciática são diversas, em alguns casos, não é possível identificar a causa exata. Na maioria das vezes, a ciática ocorre por uma compressão das raízes do nervo ciático, provocada por uma hérnia discal (ou hérnia de disco) ou um esporão ósseo (osteofitose ou “bico de papagaio”). Até mesmo pode surgir por conta de diabetes, artrose ou inflamações nas articulações.
Algumas causas mais comuns de ciática são:
Os sintomas da ciática geralmente aparecem somente em um dos lados do corpo, abrangendo toda a extensão do nervo ciático. É possível que o paciente sinta queimação, pungente ou pontadas ao longo do nervo afetado, com sua intensidade variando, podendo ir desde um simples incômodo até uma dor aguda, profunda e incapacitante. Tossir, fazer esforços e permanecer sentado por longos períodos podem agravar o problema.
Alguns dos sintomas são comuns e recorrentes da ciática, como:
Ciática tem cura. Para definir o tratamento para ciática, é preciso que o médico faça um estudo para descobrir a sua causa e, assim, tratá-la diretamente. Geralmente, os médicos passam remédios para aliviar a dor ou ela desaparece, simplesmente, sozinha. Esse processo pode levar de quatro a seis semanas para regressão, com o tratamento funcionando em mais de 90% dos casos.
A cirurgia só será indicada caso os sintomas se tornem recorrentes ou se agravem após as seis semanas de tratamento convencional. Mas também pode ser feita quando atrapalha a qualidade de vida do paciente, seja por fortes dores, alterações neurológicas significativas ou disfunção urinária e intestinal. O procedimento cirúrgico é eficaz, com uma baixa taxa de complicações, podendo atualmente ser realizado por métodos minimamente invasivos.
É possível aliviar as dores através de técnicas de relaxamento, exercícios para fortalecimento das costas e abdômen, bem como alongamentos, caminhadas, pilates e ioga. Estes exercícios aliados à fisioterapia ajudam a prevenir novos casos e aliviam as dores.
Não é possível prevenir por completo o aparecimento do problema, mas algumas medidas preventivas podem ser adotadas, como:
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.