Cianose
O que é cianose?
A cianose é uma condição médica que afeta o paciente que passa por problemas relacionados à má oxigenação do sangue, que pode ser causada, por exemplo, por uma insuficiência respiratória, problemas circulatórios ou uma doença pulmonar, por exemplo.
Quando um paciente é acometido pela cianose, suas unhas, lábios e mucosas ganham uma coloração azulada. É normalmente alguns dos sintomas da doença, que podem interferir na oxigenação e na circulação do sangue, como a insuficiência cardíaca congestiva (ICC) ou a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Se a pessoa não estiver em um hospital quando isso acontecer, é preciso levá-la imediatamente, já que a cianose é um grave sinal de alerta caso venha associado com outros sintomas, como tosse e dispneia, por exemplo.
Tipos de cianose
No geral, a cianose pode ser classificada de acordo com a velocidade, o fluxo e a quantidade de sangue oxigenado que chegam até os órgãos.
A cianose de extremidades ou cianose periférica é aquela em que é possível ver a ponta dos dedos das mãos e dos pés mais azuladas, afetando mais os membros. Já a cianose labial acontece quando os lábios ficam levemente azulados em situações de frio extremo ou com o uso de roupas apertadas.
Já a cianose mista acontece quando a oxigenação que ocorre nos pulmões é prejudicada e o coração também não consegue promover o transporte suficiente de sangue oxigenado.
Outro tipo de cianose é a central, que ocorre quando o sangue chega nas artérias já sem oxigenação, sendo uma das principais causas de doenças pulmonares.
Principais causas da cianose
Como ela pode ser causada por qualquer condição que interfira no processo de transporte do sangue e da oxigenação, pode ocorrer na vida de recém-nascidos ou de adultos e podem ter relação com:
- doenças pulmonares, por embolia pulmonar, pneumonia grave ou DPOC;
- doenças cardíacas, com trombose ou ICC;
- alterações na hemoglobina, sendo identificadas pelo teste do pezinho após o nascimento;
- síndrome do bebê azul ou tetralogia de Fallot, que é uma doença genética que causa alterações no coração, diminuindo a eficiência;
- intoxicação por medicamentos.
Ainda podem ter outras causas, como:
- afogamento;
- toxinas, como o cianeto;
- exposição à água fria ou ao ar;
- baixo teor de oxigênio no ar inspirado;
- overdose de drogas, como sedativos, narcóticos ou benzodiazepinas.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito a partir de exame físico, com a avaliação do histórico clínico da pessoa, além de exames laboratoriais para avaliar a concentração de hemoglobina no sangue e a eficiência das trocas gasosas, sendo verificado por meio do exame de gasometria arterial.
Para avaliar a cianose e por alguns outros motivos complementares, certas cirurgias e procedimentos médicos requerem que pacientes fiquem com as unhas limpas, sem a presença de esmaltes, por exemplo.
Como é feito o tratamento?
Pode ser indicado o uso de máscaras de oxigênio, ou a prática de exercícios físicos para melhorar a circulação sanguínea, por exemplo. Porém, o mais seguro a se fazer com o aparecimento dos sintomas é consultar um médico para análise e exames clínicos, para determinar a melhor forma de conduzir cada caso.
Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.