O choque anafilático é um tipo grave de reação alérgica, que ocorre após o contato com um alérgeno (substância que causa a alergia). A essa resposta exagerada do organismo dá-se também o nome de reação anafilática ou anafilaxia.
Normalmente, os sintomas se manifestam poucos minutos após a interação com a substância que causa a alergia. Ela pode ser um alimento, como camarão e amendoim, um medicamento, como antibióticos e antiinflamatórios, além de venenos, como o de abelhas.
Veja alguns dos principais sintomas:
O choque anafilático é uma reação que pode se tornar grave. Por isso, ao perceber os primeiros sintomas, é necessário buscar atendimento de urgência de forma imediata.
Essa condição médica pode levar o paciente ao óbito, pois o inchaço na garganta impede a passagem de ar. Além disso, a queda exagerada da pressão pode levar o paciente ao choque.
No pronto atendimento o paciente deve ser submetido ao uso de medicamentos intramusculares, como adrenalina, anti-histamínicos e corticoides.
O uso de uma máscara de oxigênio também é necessário, para auxiliar na respiração. Nos casos mais graves, onde há o impedimento da passagem do ar por conta do edema de glote (inchaço na garganta), é preciso realizar um corte na região, para que o ar volte a circular pelo corpo.
A melhor maneira de evitar o choque anafilático é manter a distância de substâncias que causem a alergia. Um médico alergologista poderá realizar testes para descobrir seus alérgenos e te orientar sobre o que fazer em casos de anafilaxia, como a autoaplicação emergencial de medicamentos.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!