Choque
O que é choque?
Choque representa emergência e alto risco.
Nos casos de choque, ocorre uma redução dos níveis de oxigênio circulando na corrente sanguínea, atrapalhando seu fornecimento para órgãos e sistemas, causando danos variados e risco à vida.
Quais são as causas do choque?
O choque é causado por uma alteração na forma como o sangue circula na corrente sanguínea. Isso pode acontecer por diferentes causas, como:
- perda sanguínea que faz com que o volume de sangue no corpo diminua;
- vasos sanguíneos muito dilatados, que não conseguem fazer com que o sangue circule.
- coração que não consegue bombear o sangue da forma correta.
Existem diferentes fatores que podem fazer com que os cenários acima aconteçam. A depender desse motivo, o choque pode ganhar novas nomenclaturas.
O que é choque?
Choque representa emergência e alto risco. Ocorre redução da tensão de oxigênio circulante, atrapalhando seu fornecimento para órgãos e sistemas, causando danos variados e risco à vida.
O estado de choque envolve queda súbita da pressão arterial, redução da oxigenação, diminuição da temperatura, tontura, aceleração da respiração ou dificuldade respiratória, aumento da frequência cardíaca, desmaio ou perda da consciência.
Quais são os tipos de choque?
Existem diferentes tipos de choque classificados de acordo com a causa do baixo volume de oxigênio. A seguir, os principais tipos de choque:
- Choque anafilático: causado pelo contato com alguma substância que a pessoa seja alérgica. No choque anafilático, acontece redução de oxigênio no sangue circulante e fechamento da glote, localizada na faringe, parte do sistema respiratório superior, e impede que a comida entre nos pulmões. Quando a glote aumenta de volume e fecha-se, há dificuldade de respiração e entra-se em choque.
- Choque hipovolêmico: acontece em decorrência da redução brusca do sangue circulante. Por exemplo, na hemorragia profusa, devido a trauma (cortes ou acidentes) ou cirurgia.
- Choque cardiogênico: o coração torna-se incapaz de bombear o sangue, comprometendo a captação de oxigênio do pulmão e a distribuição para outras regiões do organismo. Pode acontecer em decorrência de doenças cardíacas ou de contextos como o do infarto, por exemplo.
- Choque neurogênico: alterações do sistema nervoso afetam a regulação do organismo resultando em choque.
- Choque séptico: sepse ou septicemia, decorrente de inflamação ou infecção generalizada. Além de afetar a circulação de oxigênio, dá-se a falência de órgãos e pressão arterial bem baixa.
Quais são os sintomas do estado de choque?
O estado de choque é uma alteração que causa um efeito cascata nos sistemas e indicadores de saúde do organismo. Por isso, vários setores diferentes do organismo são afetados pelo choque.
Entre os principais sintomas do choque, podemos ter:
- queda súbita da pressão arterial;
- redução da oxigenação;
- diminuição da temperatura;
- tontura;
- aceleração da respiração ou dificuldade respiratória;
- aumento da frequência cardíaca;
- desmaio ou perda da consciência.
Como é o tratamento de choque?
O tratamento de choque configura uma emergência médica. Por isso, o tratamento deve ser feito em prontos-socorros, por meio de uma série de medidas adotadas pela equipe de médicos, que busca estabilizar o paciente para evitar que ele sofra com os sintomas e sinais de choque.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.