A cetoacidose é uma complicação da diabetes que pode ser fatal. Acontece quando o corpo utiliza alternativas como suprimento energético, e neste caso, os estoques de gordura.
A cetoacidose é uma complicação da diabetes que pode ser fatal. Acontece quando o corpo utiliza alternativas como suprimento energético, e neste caso, os estoques de gordura. O processo resulta no acúmulo de corpos cetônicos, componentes que deixam o sangue ácido. O pH abaixo de 7 é extremamente ruim para o organismo, pois grande parte das reações químicas que acontecem no sangue necessitam de um ambiente com pH mais próximo de 7.
As causas da Cetoacidose são a falta de tratamento, quando não há o conhecimento da diabetes; a aplicação de insulina em quantidade menor que o necessário, e o alto consumo de energia do corpo em momentos específicos, como infecções, traumas, infartos, AVC, mal uso de medicamentos.
Os sintomas da cetoacidose geralmente são: hiperglicemia, pele e boca seca, muita sede, fadiga elevada, alta respiração, dor no abdômen, vômito e náusea, hálito com cheiro de acetona e confusão mental.
Para tratar a cetoacidose, o portador deve ir ao hospital. Lá deve ser administrada insulina, é necessário hidratar as veias, deve-se corrigir a alteração dos íons do sangue e acompanhar a consciência do paciente, para que ele não desmaie.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.