Ceratose actínica, queratose solar ou mesmo queratose actínica é uma lesão que acomete a pele.
Ceratose actínica, queratose solar ou mesmo queratose actínica é uma lesão que acomete a pele, podendo ser considerada pré-cancerígena e que precisa ser submetida a procedimento para remoção pelo dermatologista. É uma lesão típica em indivíduos de pele mais clara, loiros, ruivos, etc.
Mais comuns em idosos, porém podem afetar adultos jovens.
A ceratose actínica pode afetar diferentes regiões da pele, sendo mais comum nas áreas de exposição solar, como mãos, face e couro cabeludo, por exemplo.
De modo geral, a ceratose actínica é causada pela exposição solar por longos períodos de tempo sem proteção. Por isso, a ceratose actínica é mais comum em indivíduos que trabalham ao ar livre, por exemplo.
A principal característica da ceratose actínica são as lesões que variam de manchas de superfície rugosa e que se tornam mais ásperas em relação ao restante da pele. Geralmente, são pequenas e múltiplas.
Essas lesões costumam não sofrer alterações, mas caso passem a sangrar ou descamar, é recomendado procurar o dermatologista.
Além de mãos, rosto, ombros, couro cabeludo e colo, outras partes do corpo do paciente podem ser afetadas, dependendo da quantidade de exposição ao sol que recebem.
Não, a ceratose actínica não é sinônimo de câncer. No entanto, caso não recebam os devidos cuidados e o adequado acompanhamento médico, pacientes com ceratose actínica podem ver suas lesões evoluírem para um quadro característico de câncer de pele, por isso, é preciso observar bem caso a pessoa tenha este diagnóstico.
A ceratose actínica pode ser tratada como uma série de medicamentos tópicos que vão aliviar a aparência das lesões e evitar que elas evoluam para um câncer de pele, por exemplo.
Para os casos mais sérios, de lesões mais profundas, existem procedimentos feitos em um consultório médico dermatológico, como o peeling químico, por exemplo, que podem ajudar. Laser, fototerapia, cirurgia, ácido tricloroacético e aplicação de nitrogênio também são recursos para o tratamento da ceratose actínica.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.